Descrição
Entidades representativas do setor de viagens e turismo, em sinergia com a Prefeitura Municipal, realizam no próximo dia 2 de julho, por ocasião do aniversário da cidade, o lançamento do selo ‘Guarujá – Cidade Amiga do Ciclista’, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento sustentável da cidade e ampliar a visibilidade do destino turístico.
O projeto, de autoria da Associação dos Proprietários de Meios de Hospedagem do Guarujá – APROHOT, extrapola a atividade ciclística em si. Abrange turismo, saúde, esporte, mobilidade urbana, meio ambiente, ONG’s, Guardas Municipais, PM – entre outros. Também vem ao encontro do propósito de trazer visibilidade a Guarujá enquanto opção de grande interesse ao turista ciclista, que busca vias de acesso apropriadas para sua atividade-fim: pedalar com segurança.
A cidade de Guarujá caracteriza-se pelo relevo plano em quase sua totalidade, com 23,7 km já delimitados exclusivamente para o ciclista. Destes, 10,6 km na orla das praias da cidade oferecem segurança, conforto e uma vista magnífica das belezas naturais.
Hoje, existem em torno de nove grupos de pedal que fazem passeios semanais na cidade, diurnos e noturnos. Há em torno de 10.000 ciclistas que fazem intercâmbio intercidades Guarujá/Santos/Bertioga para se deslocarem diariamente por meio das balsas de interligação, em direção aos seus postos de trabalho.
Para o presidente do GC&VB, João Carlos Pollak, “a iniciativa inédita no Brasil tem tudo para amplificar a visibilidade da nossa cidade em âmbito nacional e internacional, somando esforços que empreendemos desde a fundação do Convention, há 12 anos”.