Maria Eduarda   |   10/03/2018 11:00

Como Pernambuco aumentou em 156% sua malha aérea

No mercado internacional, o número de destinos subiu de quatro para 16. Já no doméstico, o aumento foi de 14 para 30

Nos últimos quatro anos, Pernambuco viu sua malha aérea crescer em 156%. No internacional, o número de destinos de voos do Estado subiu de quatro para 16. Já no doméstico, o aumento foi de 14 para 30. Novas rotas ainda estão previstas para esse ano.

Hesíodo Góes
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras
Grande parte dos resultados se deve ao hub da Azul em Recife, o maior de conexões do Nordeste. De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, mais de cinco mil postos de trabalho foram criados como consequência do crescimento e a conectividade tem atraído mais visitantes.

Carreras deu como exemplo o salto de turistas argentinos que chegaram à capital pernambucana. Enquanto em 2014, quando não havia ligação com a Argentina, o destino recebeu apenas 16 mil visitantes do país hermano, em 2017 foram cerca de 120 mil. Os gastos dos argentinos no Estado saltaram de R$ 16,7 milhões para R$ 167,9 milhões de um ano para o outro.

Para atrair o hub da Azul, o Estado reduziu de 25% para 7% o ICMS sobre o combustível de aviação. “Hoje, Pernambuco vem mostrando que acertou, já que arrecada o mesmo valor que arrecadava antigamente no consumo de combustível”, afirmou.

O secretário exaltou ainda a liderança de Recife na movimentação de passageiros do Norte e do Nordeste, superando ainda Salvador. De 2015 para 2017, a cidade viu um aumento de 21% no transporte de passageiros nacionais e de 37%, no de internacionais. Já no Brasil, em geral, houve queda no trânsito de passageiros no período, assim como em Salvador e Fortaleza.

Em breve, Carreras se despede do cargo para retomar a posição de deputado federal. Em entrevista ao Portal PANROTAS, disse que pretende integrar a Comissão de Turismo na Câmara dos Deputados. “Acredito que o Turismo é um setor de crescimento econômico e gerador de oportunidades. Acho que o Brasil não aproveita a vocação que tem para esse setor, para essa indústria tão importante”, afirmou.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias