Maria Eduarda   |   10/03/2018 11:00

Como Pernambuco aumentou em 156% sua malha aérea

No mercado internacional, o número de destinos subiu de quatro para 16. Já no doméstico, o aumento foi de 14 para 30

Nos últimos quatro anos, Pernambuco viu sua malha aérea crescer em 156%. No internacional, o número de destinos de voos do Estado subiu de quatro para 16. Já no doméstico, o aumento foi de 14 para 30. Novas rotas ainda estão previstas para esse ano.

Hesíodo Góes
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras
Grande parte dos resultados se deve ao hub da Azul em Recife, o maior de conexões do Nordeste. De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, mais de cinco mil postos de trabalho foram criados como consequência do crescimento e a conectividade tem atraído mais visitantes.

Carreras deu como exemplo o salto de turistas argentinos que chegaram à capital pernambucana. Enquanto em 2014, quando não havia ligação com a Argentina, o destino recebeu apenas 16 mil visitantes do país hermano, em 2017 foram cerca de 120 mil. Os gastos dos argentinos no Estado saltaram de R$ 16,7 milhões para R$ 167,9 milhões de um ano para o outro.

Para atrair o hub da Azul, o Estado reduziu de 25% para 7% o ICMS sobre o combustível de aviação. “Hoje, Pernambuco vem mostrando que acertou, já que arrecada o mesmo valor que arrecadava antigamente no consumo de combustível”, afirmou.

O secretário exaltou ainda a liderança de Recife na movimentação de passageiros do Norte e do Nordeste, superando ainda Salvador. De 2015 para 2017, a cidade viu um aumento de 21% no transporte de passageiros nacionais e de 37%, no de internacionais. Já no Brasil, em geral, houve queda no trânsito de passageiros no período, assim como em Salvador e Fortaleza.

Em breve, Carreras se despede do cargo para retomar a posição de deputado federal. Em entrevista ao Portal PANROTAS, disse que pretende integrar a Comissão de Turismo na Câmara dos Deputados. “Acredito que o Turismo é um setor de crescimento econômico e gerador de oportunidades. Acho que o Brasil não aproveita a vocação que tem para esse setor, para essa indústria tão importante”, afirmou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Eduarda

Maria Eduarda tem 130 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS