Filip Calixto   |   15/01/2020 17:10

Movimento internacional cresce 18% no Aeroporto de Brasília

Cerca de 617 mil viajantes internacionais passaram pelo Aeroporto Internacional de Brasília ao longo de 2019. Número é 18,8% maior que o visto em 2018

Divulgação/Aeroporto de Brasília
Cerca de 617 mil viajantes internacionais passaram pelo Aeroporto de Brasília em 2019
Cerca de 617 mil viajantes internacionais passaram pelo Aeroporto de Brasília em 2019
Cerca de 617 mil viajantes internacionais passaram pelo Aeroporto Internacional de Brasília ao longo de 2019. O número representa aumento de 18,8% na movimentação de estrangeiros, na comparação com o ano anterior, e é considerado um aumento significativo para os gestores do complexo. A quantidade de aeronaves que realizaram as rotas para o Exterior também aumentou, foram 4.796 pousos e decolagens, resultando num trânsito 35,2% a mais que o visto um ano antes.

O aumento verificado no ano passado pode ser atribuído a entrada dos novos voos internacionais no final de 2018 para Miami, Orlando, Buenos Aires e, no próprio ano de 2019, para Cancún, Lima e Santiago. Em dezembro, Assunção no Paraguai, também passou a fazer parte do portfólio do Aeroporto.

Para o diretor de Negócios Aéreos da Inframerica, Roberto Luiz, o aumento internacional é consequência de uma política acertada de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil na capital federal. "As companhias aéreas brasileiras que operarem mais voos internacionais no Aeroporto de Brasília têm maior desconto no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre o QAV (querosene de aviação) em voos nacionais. O benefício é componente fundamental na estratégia de atração de novas rotas. Com esta política fiscal indutora o DF poderá ser ainda mais atrativo para o investimento das empresas", comenta.

O executivo ainda lembra que os novos investimentos realizados na área internacional aumentaram o conforto e a agilidade dos passageiros. "Além da ampliação da área de desembarque na alfândega e cabines de imigração, instalamos novos raios-x e equipamentos para controle eletrônico de passaportes na imigração. Com isso o processamento de passageiros está mais rápido e maior", completa.

Tópicos relacionados