Filip Calixto   |   24/03/2022 09:18
Atualizada em 24/03/2022 09:49

Grupo CCR assume aeroportos de Goiânia, São Luís e Teresina

Os novos aeroportos CCR foram repassados pelo governo federal na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias

A CCR Aeroportos assumiu hoje (24) a operação de mais três aeroportos brasileiros concedidos no ano passado pelo Governo Federal, na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias. Nesta transição operacional, a empresa passa a ser responsável pelos aeroportos de Goiânia, São Luís e Teresina. No último dia 9, a empresa assumiu nove aeroportos e, no dia 31, assume outros três, passando a atuar em todas as regiões do Brasil. O movimento de expansão posiciona a CCR Aeroportos como a maior operadora em número de aeroportos no país.

Tiago Bênia/Divulgação
O Aeroporto de Goiânia passa, a partir de hoje (24), a ser gerido pelo grupo CCR, assim como os terminais de Teresina e São Luís
O Aeroporto de Goiânia passa, a partir de hoje (24), a ser gerido pelo grupo CCR, assim como os terminais de Teresina e São Luís
O investimento previsto nos 15 aeroportos geridos pela companhia é de R$ 4,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Até o fim do primeiro semestre deste ano, a empresa passa a operar também o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, concedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

“Os aeroportos de Goiânia, São Luís e Teresina são importantes vetores de negócios e turismo, com participação relevante na economia destas capitais. Para contribuir com seu desenvolvimento, trabalharemos na modernização destes aeroportos, na ampliação da oferta de lojas e serviços, além de melhorias visando a segurança, o conforto e experiência dos passageiros. Como resultado deste trabalho, a empresa também espera criar novas oportunidades de emprego e de renda para estas regiões onde estamos inseridos”, afirma a CEO da CCR Aeroportos, Cristiane Gomes.

As primeiras ações da CCR Aeroportos, segundo informa a empresa em nota, serão no sentido de requalificar a infraestrutura, além de atualizar aspectos como sinalização, pintura, aplicação de nova identidade visual, higiene e limpeza. A companhia começa agora, simultaneamente à operação e às primeiras intervenções, relacionadas às obrigações previstas no contrato de concessão, a refinar os cronogramas e projetos de investimentos, incluindo obras e a implantação de novos equipamentos em cada um dos 15 aeroportos. O planejamento das obras já está em curso, com acompanhamento da Anac.

Em outro eixo de trabalho, a companhia já está em contato com parceiros comerciais, analisando oportunidades para viabilizar novas opções de alimentação, varejo e demais serviços nos aeroportos. Dentre as novidades já concretizadas, a CCR Aeroportos aumentou em 10 vezes a velocidade do wi-fi nos aeroportos, que é gratuito e ilimitado.

AEROPORTOS CCR
A CCR Aeroportos é responsável por 20 aeroportos em quatro países, nove Estados brasileiros, e passa a atender mais de 40 milhões de passageiros/ano. A empresa já atua na BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, além de operar internacionalmente os aeroportos Juan Santamaria, na Costa Rica; Quito, no Equador; e de Curaçao, nas Antilhas Holandesas. A companhia opera ainda uma empresa de serviços aeroportuários nos Estados Unidos, a TAS.

No último dia 9 de março, a empresa assumiu nove aeródromos: Londrina e Bacacheri, no Paraná; Bagé, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; Joinville, em Santa Catarina; Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; e Palmas, no Tocantins. No próximo dia 31 finaliza a transição operacional dos aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Navegantes, em Santa Catarina.

Tópicos relacionados