Filip Calixto   |   14/04/2022 10:55   |   Atualizada em 14/04/2022 11:26

Aeroporto de Olímpia (SP) será internacional e entregue em 2025

Ideia da prefeitura de Olímpia (SP) é atrair viajantes do Brasil e de toda a América Latina

O Estado de São Paulo deve ganhar, até 2025, o seu terceiro aeroporto internacional. O novo terminal da região ficará na cidade de Olímpia, no noroeste paulista, consolidando assim a região como um polo de atração turística, sobretudo para o Brasil e a América Latina. De acordo com o prefeito Fernando Cunha (PSD), em resposta à reportagem do Portal PANROTAS, a ideia é expandir o alcance da cidade como atrativo turístico, dentro do Brasil e na América Latina. "Por isso, ele será internacional, principalmente, voltado para a América Latina, pensando no Chile e na Argentina", afirma.

Divulgação
A cidade paulista tem nos parques aquáticos um forte atrativo para viajantes do Brasil e do exterior
A cidade paulista tem nos parques aquáticos um forte atrativo para viajantes do Brasil e do exterior
Segundo informa o chefe da gestão municipal, o investimento previsto na construção do complexo é de R$ 120 milhões, com uma pista com 2,2 mil metros de extensão por 45 metros de largura. A configuração é pensada assim para que o terminal receba também voos de carga, além das operações com turistas.

No papel há algum tempo, o projeto deve avançar no decorrer do ano, conforme prevê a prefeitura. O cronograma avisa que o edital para contratação das empresas responsáveis por construção e operação seja publicado ainda este ano, com a formalização no primeiro semestre de 2023, com prazo de 24 meses para implantação, o que indica conclusão no primeiro semestre de 2025.

Com o projeto construído, "a ideia é trabalhar alguma modalidade com a iniciativa privada para ser concessão", antecipa Cunha.

Divulgação
Fernando Cunha, prefeito de Olímpia, estipula inauguração do terminal para 2025
Fernando Cunha, prefeito de Olímpia, estipula inauguração do terminal para 2025
Questionado sobre a realização de estudos de viabilidade para a construção, o prefeito informa que a gestão municipal encomendou estudos preliminares de atividades do aeroporto. "A estimativa é de que a capacidade seja para 500 mil operações por ano, sendo 200 mil operações internacionais, 200 mil operações nacionais (para destinos de todo o país) e 100 mil operações dentro do Estado de São Paulo, impactando toda a cadeia econômica, elevando o potencial de desenvolvimento e gerando emprego, renda e novos investimentos", conclui.

A cidade de Olímpia tem aumentado suas atrações turísticas e estruturas de hospedagem. Paralelamente, tem também recebido cada vez mais visitantes. Para os feriados deste mês, a estimativa da cidade é receber 150 mil visitantes.

Tópicos relacionados