Karina Cedeño   |   27/01/2023 15:50
Atualizada em 27/01/2023 15:52

EUA introduz projeto de lei para evitar nova interrupção da FAA

O projeto da Lei de Melhoria do NOTAM tem como objetivo melhorar a segurança da aviação

Flickr/DennisJarvis
O objetivo é estabelecer uma força-tarefa para fortalecer a resiliência e a segurança cibernética do sistema NOTAM
O objetivo é estabelecer uma força-tarefa para fortalecer a resiliência e a segurança cibernética do sistema NOTAM
O senador dos Estados Unidos, Jerry Moran, anunciou nesta semana o projeto da Lei de Melhoria do NOTAM, que tem como objetivo melhorar a segurança da aviação e evitar outra interrupção da FAA (Federal Aviation Administration).

O ato exigiria que a FAA estabelecesse uma força-tarefa para fortalecer a resiliência e a segurança cibernética do sistema NOTAM, que alerta os pilotos sobre riscos de segurança e localização nas rotas de voo.

“É imperativo que um grupo de especialistas em aviação reúna-se para buscar maneiras de melhorar esse sistema de segurança”, afirma a senadora Shelley Moore Capito. No último dia 11, o sistema Notice to Air Missions (NOTAM) da FAA falhou, resultando em mais de 11 mil atrasos em voos nos EUA.

“A FAA tem a responsabilidade de garantir que as viagens aéreas nos EUA sejam as mais seguras e eficientes possíveis”, disse o senador Moran. “A falha total do sistema NOTAM deixou milhões de americanos presos e foi um alerta para a necessidade de fortalecer e modernizar nosso sistema de viagens aéreas. Essa legislação ajudará a atender às demandas de viagens do século 21 e a evitar uma falha semelhante no futuro”.

Segundo ele, uma força-tarefa seria composta por representantes de companhias aéreas, incluindo pilotos, funcionários de aeroportos, de controle de tráfego aéreo, funcionários da FAA e especialistas em segurança de TI.

“Os viajantes nos Estados Unidos merecem um serviço seguro e confiável de viagens aéreas, não paradas terrestres em todo o país causadas por falhas do sistema”, disse o senador Klobuchar. “Ao atualizar e modernizar o sistema NOTAM da FAA, nossa legislação melhoraria a segurança da aviação e evitaria que interrupções do sistema prejudicassem as viagens. Como copresidente do Grupo Bipartidário de Viagens e Turismo, estou ansioso para trabalhar com o deputado Stauber e meus colegas no Senado para fazer avançar este projeto de lei e fortalecer nossa infraestrutura de viagens aéreas”.

No início deste mês, os senadores Moran e Klobuchar conversaram com o administrador interino da FAA, Billy Nolen, após a falha do sistema para discutir os esforços de sua agência para identificar os fatores por trás da interrupção do sistema e evitar que falhas semelhantes ocorram novamente.


Tópicos relacionados