Victor Fernandes   |   23/03/2023 16:45

Sindicatos alemães convocam ampla greve dos transportes

Cerca de 350 mil trabalhadores do país aderirão à paralisação, afetando aviões, trens e trânsito local

Divulgação/ Frankfurt Airport
Greve afetarpa todos os aeroportos alemães, exceto Berlim
Greve afetarpa todos os aeroportos alemães, exceto Berlim
Os sindicatos alemães estão convocando milhares de trabalhadores em todo o sistema de transporte do país para uma greve de um dia na segunda-feira (27), que deve causar uma interrupção generalizada em aviões, trens e trânsito local.

O sindicato dos trabalhadores do serviço Ver.di e o sindicato EVG, que representa trabalhadores ferroviários, anunciaram a paralisação de 24 horas em uma aparição conjunta hoje (23). Empregados de muitos setores têm buscado aumentos substanciais para refletir a inflação persistentemente alta.

O presidente do Ver.di, Frank Werneke, disse que seu sindicato está pedindo a retirada de 120 mil funcionários. Isso incluirá trabalhadores de segurança e de solo em todos os aeroportos alemães, exceto Berlim, funcionários de trânsito locais em sete dos 16 estados da Alemanha, funcionários de portos e trabalhadores em rodovias – esta última medida que Werneke disse provavelmente afetará alguns túneis.

"Este dia de greve terá um efeito enorme, estamos cientes disso e também é necessário", disse Werneke. Ele acrescentou que é importante deixar claro antes da próxima rodada de negociações "que nossas demandas têm amplo apoio na força de trabalho".

Já o representante da EVG, Martin Burkert, disse que seu sindicato está pedindo que 230 mil trabalhadores da principal operadora ferroviária da Alemanha, a estatal Deutsche Bahn, e outros saiam. Ele disse que as pessoas que viajam no domingo devem tomar cuidado "para chegar ao destino em tempo hábil", porque alguns dos turnos afetados podem começar na noite de domingo (26).

Tópicos relacionados