Karina Cedeño   |   03/08/2023 16:56
Atualizada em 03/08/2023 17:08

Galeão terá alta de voos acima de 40% no 2º semestre

Gol, Latam e Azul anunciaram aumento de oferta de voos no aeroporto


Divulgação/ SAC
Dentre outros fatores, o aumento da oferta de voos se deve à redução dos mesmos no aeroporto Santos Dumont
Dentre outros fatores, o aumento da oferta de voos se deve à redução dos mesmos no aeroporto Santos Dumont

As companhias aéreas Latam, Gol e Azul anunciaram aumento de sua oferta de voos no Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, que deve receber um volume de voos domésticos 44% superior no segundo semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Para as rotas internacionais, a alta estimada é de pelo menos 41%. As informações são da Folha de São Paulo.

Dentre outros fatores, o aumento da oferta de voos se deve à redução dos mesmos no aeroporto Santos Dumont, que deve ser implementada de maneira gradual a partir de outubro. Mesmo assim, o total de voos no Galeão no segundo semestre deve corresponder a pouco mais da metade (53%) de igual intervalo de 2019, no pré-pandemia, de acordo com a concessionária do aeroporto.

A redução da oferta de voos no aeroporto Santos Dumont foi anunciada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em junho deste ano. A medida tem como objetivo destinar maior volume de voos para o Galeão, que amargou esvaziamento nos últimos anos.

O aeroporto Santos Dumont concentrará apenas voos da ponte aérea com Congonhas (SP) e conexões com Brasília. Ao longo dos meses, os demais voos domésticos envolvendo o Rio devem ser deslocados para o Galeão.

Veja abaixo a oferta de voos de cada companhia aérea para o Galeão.

Gol

A Gol anunciou que ampliará em mais de 70% a oferta de destinos no aeroporto Rio Galeão (GIG) a partir de 1º de outubro deste ano. Na prática, isso significa que voos de cinco destinos (Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) passam a se conectar com o Rio por meio do Galeão. Em 29 de outubro deste ano, o município catarinense de Navegantes também será incorporado à mesma lista.

Ao mesmo tempo, a Gol seguirá com voos diretos a partir do Galeão para outros 13 terminais domésticos (Congonhas, Guarulhos, Aracaju, Belém, Brasília, Fortaleza, Foz do Iguaçu, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife e Salvador).

No que se refere às rotas internacionais, a aérea garante que serão mantidas as ligações do terminal carioca para dois aeroportos de Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza) e para Córdoba, na Argentina.

Latam

A Latam, por sua vez, dará início nos próximos dias à venda de bilhetes para os trechos Galeão-Porto Seguro (regular) e Galeão-Caxias do Sul (sazonal), que serão abertos ainda neste ano. Em julho deste ano, a companhia ampliou a ligação Galeão-Fortaleza de um para dois voos diários. Em novembro, aumentará a rota Galeão-Brasília de 7 para 11 voos semanais.

Azul

A companhia opera 24 voos semanais para o aeroporto Galeão, partindo de Campinas (SP) e Recife. A aérea pretende ampliar as operações, oferecendo ligações diretas do aeroporto do Rio para cidades do Nordeste. De acordo com a Folha, a Azul afirma que "ainda aguarda a definição para divulgar mais detalhes da operação".

Procurada pelo Portal PANROTAS, a Azul aponta que ainda não está comentando o caso.

Tópicos relacionados