Da Redação   |   07/06/2024 14:15
Atualizada em 07/06/2024 14:16

Anac, ACI-LAC e ABR se unem para melhorar sustentabilidade em aeroportos

Acordo prevê intercâmbio direto de dados e informações entre as entidades

Infraero/Divulgação
Santos Dumont é um dos oito aeroportos que já conquistaram a certificação do programa ACA
Santos Dumont é um dos oito aeroportos que já conquistaram a certificação do programa ACA

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) assinou, nesta quinta-feira (6), juntamente com a Agência Nacional de Aviação (Anac) e a ABR Aeroportos do Brasil um memorando de entendimento (MoU) para incentivar a troca de conhecimento técnico, experiências, dados e informações para o desenvolvimento sustentável do setor de aviação civil. A assinatura do documento aconteceu em Brasília, durante a quinta edição do evento Aviação Sustentável, realizado pela Anac.

O acordo prevê o intercâmbio direto de dados e informações entre as entidades para a realização de iniciativas referentes à sustentabilidade ambiental, implementadas pelos aeroportos brasileiros certificados por ACI-LAC no Brasil. O objetivo é desenvolver em conjunto ações e materiais de apoio e capacitação voltados aos aeroportos para incentivar a adoção das melhores práticas de gestão e de sustentabilidade ambiental, como a implementação de tecnologias limpas, que possibilitarão o atingimento da meta setorial de redução a zero das emissões líquidas de carbono, produzidas diretamente pelos aeroportos, até 2050.

Assinaram o MoU Filipe Reis, consultor sênior de ACI-LAC para temas aeroportuários, Tiago Pereira, diretor-presidente da Anac, e Fábio Carvalho, CEO da ABR Aeroportos do Brasil.

“É um prazer ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com Anac e ABR no processo de descarbonização dos aeroportos brasileiros e constatar que estes parceiros, assim como nossos membros, estão claramente comprometidos com o objetivo de alcançar a meta Net Zero. Sabemos que este é um grande desafio e que ACI-LAC tem muito a contribuir a partir do conhecimento e experiências acumulados ao longo dos anos”, afirmou Filipe Reis.

Aeroportos certificados por ACI-LAC no Brasil

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) opera o único programa mundial de certificação de aeroportos para gerenciamento das emissões de carbono, o Programa Airport Carbon Accreditation. Ele avalia e reconhece os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões por meio de 6 níveis de certificação.

No Brasil, há 8 aeroportos que já conquistaram a certificação do programa ACA. São eles Aeroporto Santos Dumont (nível 1 – “Mapeamento”); Aeroporto Internacional de Florianópolis, Aeroporto Internacional de Vitória, Aeroporto de Macaé e Aeroporto Internacional de Brasília (nível 2 – “Redução”); Aeroporto Internacional de Salvador e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (nível 3 – “Otimização”); e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (nível 3+ – “Neutralidade”).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11191 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS