Artur Luiz Andrade   |   27/08/2024 08:26
Atualizada em 27/08/2024 08:40

Veja projeto do novo aeroporto de Fernando de Noronha, previsto para 2026

Previsão de conclusão das obras, que ainda precisam de aprovação, é para 2026

Dix Aeroportos
Projeto da Dix Aeroportos para o Aeroporto de Noronha prevê um terminal três vezes maior que o atual
Projeto da Dix Aeroportos para o Aeroporto de Noronha prevê um terminal três vezes maior que o atual

A Dix Aeroportos, empresa concessionária que administra o Aeroporto de Fernando de Noronha (PE), divulgou as imagens ilustrativas do novo terminal de passageiros que vai começar a ser construído no arquipélago e que tem previsão de conclusão em outubro de 2026.

Serão investidos na obra R$ 57 milhões. “O terminal terá sua área ampliada de 1 mil m² para 3,3 mil m² com capacidade para movimentar 400 mil passageiros por ano de forma sustentável atendendo de imediato e de forma confortável aos usuários durante os 25 anos de concessão”, afirmou Manoel Ferreira, diretor da Dix.

Segundo ele, a empresa está trabalhando para finalizar o processo de obtenção das licenças ambientais com o objetivo de viabilizar o início das obras no menor espaço de tempo possível. O diretor destacou ainda que a empresa está concluindo a ampliação temporária das instalações do terminal existente atualmente em Noronha. "Estamos acrescentando mais 300 metros quadrados a fim de oferecer maior comodidade aos passageiros”, disse. Vale lembrar que o aeroporto de Noronha sofre restrições devido à limitação de sua pista para pousos de jatos. A obra ainda não começou e trabalha-se com uma previsão de que esteja pronta no começo de 2025.

Sustentabilidade

Dix Aeroportos
Projeto da Dix Aeroportos para o Aeroporto de Noronha prevê um terminal três vezes maior que o atual
Projeto da Dix Aeroportos para o Aeroporto de Noronha prevê um terminal três vezes maior que o atual

Utilizando sistema de reuso de água e estrutura de abastecimento por meio de energia solar, o projeto arquitetônico do novo terminal possui conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental.

“O projeto foi elaborado com o intuito de integrar-se de forma harmoniosa à paisagem da ilha, enquanto prioriza a sustentabilidade e o conforto dos viajantes”, afirma Fred Moreira, da Moreira Lima Consultoria, responsável pela concepção da nova estação de embarque e desembarque. Segundo ele, serão utilizados materiais leves e de fácil instalação com o objetivo de minimizar a geração de resíduos durante todas as fases de construção e operação.

Com uma área três vezes maior, o novo terminal vai oferecer aos usuários comodidades como amplas áreas de embarque e desembarque, maior número de boxes de check-in, saguão para movimentação de receptivo, bar e restaurante, além de uma ampla sala vip e maior número de pontos comerciais.

O projeto arquitetônico foi apresentado na noite desta segunda-feira (26) à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pelo diretor da Dix, Manoel Ferreira e pelo arquiteto Fred Moreira.

A governadora afirmou que o projeto foi encaminhado para a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura para aprovação e que espera, muito em breve, inaugurar o novo terminal. Ela destacou ainda outras ações que serão realizadas pelo governo no arquipélago como as obras da pista do aeroporto, implementação de usina fotovoltaica, requalificação das vias da ilha e implantação do sistema de saneamento.

O projeto arquitetônico do terminal também será apresentado em detalhes nesta terça-feira, 27, na abertura do seminário Sustenta Export, realizado no arquipélago, na área de eventos do Forte Noronha.

"O Turismo é de extrema importância para os moradores de Fernando de Noronha, pois é a principal fonte de renda e emprego na ilha. Além disso, a receita gerada pelo Turismo também é utilizada para a manutenção e preservação dos locais turísticos e ecossistemas naturais, além de financiar serviços públicos como educação, saúde e infraestrutura”, destacou Manoel Ferreira.

A Dix Aeroportos pertence ao grupo Agemar e ganhou a licitação realizada pelo Governo de Pernambuco para administrar o aeroporto por um prazo de 25 anos. A empresa também administra, em consórcio, mais 11 aeroportos no Estado de São Paulo, dentre eles os de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, como também outros dois aeroportos em destinos com apelo ecológico: Belém (PA) e Macapá (AM).


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.