Recife supera média nacional e se consolida como hub internacional no Nordeste
Dados da Anac apontam que o terminal tem obtido resultado expressivo nas operações internacionais

O Brasil registrou crescimento tanto no número de voos quanto de passageiros transportados pelo modal aéreo em rotas internacionais, de 15,6% e 17,3, respectivamente, ao longo de 2024. Um dos terminais aeroportuários que estão se consolidando na movimentação de turista para o exterior é o de Recife, que iniciou mais uma nova rota, desta vez para Córdoba, na Argentina, na última semana.
"O crescimento da aviação no Brasil é fruto da parceria do governo federal, Estados e municípios com empresas aéreas e concessionárias, que contribuíram para modernização dos aeroportos e expansão das atividades ligadas ao turismo. Essa nova rota comprova que Pernambuco tem se consolidado no cenário internacional, atraindo mais turistas e colaborando para o desenvolvimento de Pernambuco"
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que o terminal tem obtido resultado expressivo nas operações internacionais. Recife teve alta de 21% no ano passado em comparação com 2023, seis pontos percentuais a mais do que a média nacional. Nos dois primeiros meses deste ano, o número de voos para o exterior em Recife é 18% superior ao que foi apurado no mesmo período de 2024.
A nova operação aérea está sendo realizada aos sábados, na rota Recife-Córdoba, e domingos, Córdoba-Recife, pela Gol Linhas Aéreas. Com mais essa operação, o estado passa a contar com frequências para nove destinos fora do país: Buenos Aires (Argentina), Lisboa, Porto (Portugal), Madri (Espanha), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Orlando e Fort Lauderdale (Estados Unidos).
“A rota Recife-Córdoba é estratégica por abrir novas possibilidades de negócios entre o Brasil e a Argentina, fortalecendo o turismo entre os dois países e promovendo maior integração das duas cidades. Recife amplia suas conexões internacionais e se consolida como grande hub nordestino, passando agora a contar com rotas diretas para nove destinos em seis países”, destacou o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.