Filip Calixto   |   09/06/2025 18:49

Grupo CCR adota nova marca e passa a se chamar Motiva

O Grupo CCR anunciou a mudança de sua marca corporativa, que passará a se chamar Motiva. A nova identidade


O Grupo CCR agora se chama Motiva
O Grupo CCR agora se chama Motiva

O Grupo CCR anunciou a mudança de sua marca corporativa, que passará a se chamar Motiva. A nova identidade integra um processo mais amplo de transformação organizacional que inclui mudanças na estratégia, na estrutura e na cultura da companhia. A alteração da razão social foi deliberada em assembleia geral de acionistas.

Com atuação nas áreas de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, a companhia busca consolidar sua presença no setor de infraestrutura de mobilidade com uma nova proposta de valor. A substituição da marca CCR por Motiva será feita em etapas ao longo de dois anos, começando pelos escritórios e ativos principais. O ticker da empresa na B3 também será alterado.

Nova identidade e arquitetura de marca

A palavra Motiva foi escolhida por seu significado ligado à ideia de movimento. A nova marca visual inclui um logotipo formado por três ondas, simbolizando fluidez, e adota a cor anil no lugar do vermelho bordô tradicional. Todas as empresas do grupo passam a operar sob uma marca única.

"A nova identidade traduz nossa estratégia e nossa cultura, com foco na experiência do cliente"

Maurício Tortosa, diretor de Experiência do Cliente do grupo

A diretora de Marca e Comunicação da empresa, Vanessa Vieira, explica que a escolha do novo nome reflete uma transição de uma marca descritiva para uma marca associativa: "CCR era um acrônimo técnico. Motiva representa nosso propósito de melhorar a vida das pessoas por meio da mobilidade".

Divulgação
O Grupo CCR tem atuação nas áreas de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos
O Grupo CCR tem atuação nas áreas de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos

O projeto de rebranding foi conduzido pela consultoria FutureBrand. Segundo André Matias, diretor da agência, "a construção da nova marca foi baseada em uma análise profunda da relação da empresa com seus públicos e das alavancas de valor que devem impulsionar seu crescimento".

Transformação organizacional e metas de longo prazo

A mudança de marca ocorre em paralelo à implementação do PAV (Plano de Aceleração de Valor), um programa estruturado em 26 frentes de trabalho voltado à revisão do portfólio, crescimento, eficiência e práticas ESG. Um dos desdobramentos do PAV foi o redesenho da estrutura organizacional no final de 2023, com a criação de plataformas de negócio mais autônomas e um novo papel para a holding.

A companhia também reformulou seu propósito e visão, organizando seus valores sob três pilares: Integridade, Integração e Impacto. A Ambição 2035, lançada em 2024, estabelece metas financeiras, operacionais e ambientais para os próximos dez anos.

"O novo nome representa mais do que uma mudança estética. É parte do compromisso com uma empresa mais conectada ao futuro", resume o CEO do Grupo, Miguel Setas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados