Rodrigo Vieira   |   05/08/2025 16:12
Atualizada em 05/08/2025 16:32

Aeroporto de Congonhas avança para ter voos internacionais

Terminal da capital paulista passa por uma reforma completa que deverá ser entregue em três anos


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Kleber Meira, da Aena Brasil
Kleber Meira, da Aena Brasil

Voar de Congonhas a Buenos Aires ou Santiago poderá ser uma realidade a partir de 2028, ano para o qual a administradora Aena Brasil promete a entrega da nova versão do mais paulistano dos aeroportos. Além de conversas com Azul, Gol e Latam, a concessionária do terminal já dialoga com aéreas tais como as chilenas Sky e JetSmart, a argentina Flybondi, entre outras, para operar voos sul-americanos uma vez que Congonhas estiver apto para isso.

Congonhas passa por uma reforma completa que deverá ser entregue em três anos. A Aena Brasil, que assumiu o aeroporto há aproximadamente um ano e meio, aumentará de 30 para 37 posições de voos no terminal e todas essas estarão aptas a operar os modelos A321neo, E2 e B737 Max, que por sua vez são aeronaves com capacidade de voos mais longos. Hoje, algumas das posições de Congonhas já operam o E2 e o B737 Max, enquanto nenhuma é capaz de operar o A321neo.

"Já temos conversa com Latam, Gol e Azul no sentido de operar voos para fora do Brasil a partir de Congonhas, mas também dialogamos com potenciais interessados em fazer voos na América Latina", afirma o diretor-executivo da Aena Brasil, Kleber Meira.

"Em 2028, passaremos a ter um terminal remodelado, moderno, atualizado, indo de 30 pra 37 posições, com todas capazes de voar internacionalmente. Teremos a mesma quantidade de voos que operamos hoje, mas com aeronaves de maior capacidade, e isso fará com que aumentemos o volume de passageiros em 30% do que atualmente. O processo de internacionalização será iniciado em breve. A ideia é que os voos comerciais internacionais comecem a partir de 2028"

Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas

Seria um ganho importante para desafogar o tráfego aéreo internacional de Guarulhos. De hubs como Buenos Aires e Santiago, os brasileiros poderiam fazer conexão para outros continentes. Que tal a ideia de, por exemplo, emitir um voo a Nova York ou Sydney a partir da Zona Sul de São Paulo? Vale lembrar que no passado Congonhas já teve voos internacionais. Há fotos históricas com aeronaves da Air France no terminal paulistano, por exemplo.

A apresentação de Kleber Meira aconteceu nesta terça-feira (5). Na ocasião, a Aena Brasil apresentou a nova área de embarque remoto do Aeroporto de Congonhas, que será inaugurada amanhã (6). A expansão deixou a área de embarque via ônibus com mais do que o dobro do tamanho atual, tendo mantido o tráfego de passageiros que por lá passarão: 15 mil por dia.

Esta é mais uma das respostas da Aena Brasil em um pacote de investimento de R$ 150 milhões destinados apenas a melhorias prévias ao novo terminal. Isto é, melhorias antes de 2028, uma vez que o novo Aeroporto de Congonhas será basicamente todo comportado em outro imóvel, de Patrimônio Tombado.

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