Pedro Menezes   |   15/10/2025 16:01
Atualizada em 15/10/2025 16:36

Prazo de relicitação do Galeão é suspenso pelo TCU

Grupos privados já demonstraram interesse em um possível novo leilão do terminal carioca


Divulgação
Decisão vai permitir viabilizar a solução consensual entre as partes, mediada pelo TCU
Decisão vai permitir viabilizar a solução consensual entre as partes, mediada pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a suspensão do prazo de relicitação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão. A medida atende a um pedido conjunto do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil e da concessionária que administra o aeroporto.

A decisão vai permitir viabilizar a solução consensual entre as partes, mediada pelo TCU. O acordo prevê a realização do teste de mercado, que vai indicar se o contrato atual pode ser mantido em novos termos ou se vai ser necessário retomar a relicitação. Com isso, o prazo fica suspenso até março de 2026.

"Durante o período, o Galeão continuará operando normalmente. A decisão traz segurança jurídica e estabilidade para o processo de negociação. O Tribunal vai acompanhar o andamento do acordo"

TCU, em comunicado oficial

Por outro lado, grupos privados já demonstraram interesse em um possível novo leilão do terminal, previsto para ocorrer no próximo ano, como afirmou o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira. No entanto, Pereira não revelou quais empresas estariam avaliando a participação no processo licitatório.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4111 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.