Prazo de relicitação do Galeão é suspenso pelo TCU
Grupos privados já demonstraram interesse em um possível novo leilão do terminal carioca

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a suspensão do prazo de relicitação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão. A medida atende a um pedido conjunto do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil e da concessionária que administra o aeroporto.
A decisão vai permitir viabilizar a solução consensual entre as partes, mediada pelo TCU. O acordo prevê a realização do teste de mercado, que vai indicar se o contrato atual pode ser mantido em novos termos ou se vai ser necessário retomar a relicitação. Com isso, o prazo fica suspenso até março de 2026.
"Durante o período, o Galeão continuará operando normalmente. A decisão traz segurança jurídica e estabilidade para o processo de negociação. O Tribunal vai acompanhar o andamento do acordo"
TCU, em comunicado oficial
Por outro lado, grupos privados já demonstraram interesse em um possível novo leilão do terminal, previsto para ocorrer no próximo ano, como afirmou o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira. No entanto, Pereira não revelou quais empresas estariam avaliando a participação no processo licitatório.