TSA alerta para filas mais longas em aeroportos dos EUA durante shutdown
Shutdown do governo afeta diretamente funcionários considerados essenciais, como os agentes da TSA

A Transportation Security Administration (TSA), agência responsável pela segurança dos transportes nos Estados Unidos, emitiu um alerta aos viajantes para esperas maiores nas inspeções de segurança de aeroportos em todo o país, em meio ao shutdown do governo norte-americano que já dura uma semana.
A agência informa que está preparada para continuar realizando a triagem de cerca de 2,5 milhões de passageiros por dia, mas reconheceu que uma paralisação prolongada pode resultar em filas mais longas e atrasos. Isto porque, o shutdown afeta diretamente funcionários considerados essenciais, como os agentes da TSA e os controladores de tráfego aéreo da Federal Aviation Administration (FAA), que seguem trabalhando sem receber salário.
Outro impacto da paralisação é a suspensão temporária das atualizações em tempo real no aplicativo MyTSA, que normalmente informa os tempos médios de espera nos postos de segurança. Alguns aeroportos, como Nova York (JFK) e Orlando (MCO), passaram a publicar seus próprios dados em sites oficiais.
De acordo com dados do site de monitoramento FlightAware, mais de 6 mil voos foram atrasados e pelo menos 40 cancelados apenas na última segunda-feira (6). Apesar das dificuldades, a TSA reforçou que continuará com sua “missão vital de garantir a segurança dos passageiros americanos”, mesmo diante das restrições orçamentárias.