Pedro Menezes   |   29/05/2026 11:03

Ameaça de retirada de agentes da imigração pode afetar voos em Newark; US Travel reage

Segundo US Travel Association, decisão teria efeitos imediatos e devastadores para o setor de viagens


Divulgação/Port Authority Builds
O governo Trump avalia deslocar agentes da imigração que atuam no aeroporto para reforçar a segurança em centro de detenção migratória
O governo Trump avalia deslocar agentes da imigração que atuam no aeroporto para reforçar a segurança em centro de detenção migratória

A possibilidade de retirada de agentes da Customs and Border Protection do aeroporto de Newark/Liberty International Airport, em Nova Jersey (EUA), acendeu um alerta na indústria de viagens americana. A medida foi mencionada pelo secretário de Segurança Interna dos EUA, Markwayne Mullin, em meio aos protestos em frente ao centro de detenção migratória Delaney Hall, em Newark.

O governo Trump avalia deslocar agentes da imigração que atuam no aeroporto para reforçar a segurança do centro de detenção. A medida pode provocar atrasos severos no processamento migratório de passageiros internacionais e até mesmo inviabilizar a operação de voos internacionais no terminal, já que os agentes da CBP são responsáveis pelo controle de imigração e alfândega nos aeroportos americanos.

“Não vamos interromper os voos, mas talvez não consigamos processá-los porque não teremos agentes suficientes para isso”

Markwayne Mullin em entrevista à Fox News.

Os protestos em frente ao centro de detenção Delaney Hall completaram uma semana. Manifestantes acusam a Immigration and Customs Enforcement de manter imigrantes em condições precárias, com denúncias de falta de atendimento médico e greve de fome entre detidos. O Departamento de Segurança Interna dos EUA, por sua vez, nega as acusações.

Por outro lado, Newark é um dos principais aeroportos internacionais da região de Nova York e funciona como importante porta de entrada para passageiros vindos da Europa, América Latina e Oriente Médio, ainda mais agora às vésperas da Copa do Mundo 2026.

U.S. Travel critica duramente esta possibilidade

PANROTAS / Pedro Menezes
Geoff Freeman, CEO da US Travel
Geoff Freeman, CEO da US Travel

A U.S. Travel Association criticou duramente a possibilidade de retirada dos agentes da imigração do aeroporto de Newark. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (29), a entidade afirmou que a medida teria efeitos “imediatos e devastadores” para o setor de viagens e para cidadãos americanos.

“Americanos de todo o país podem ter seus voos desviados ou cancelados. Muitos podem ficar presos no Exterior ou retidos em outras cidades americanas sem conexão para casa. Além disso, milhões de visitantes internacionais enfrentariam a mesma interrupção e, com a Copa do Mundo a poucas semanas de distância, os danos à reputação dos Estados Unidos como destino acolhedor seriam significativos e duradouros"

U.S. Travel Association

Ainda segundo a entidade, o impacto econômico geral para a indústria de viagens seria devastador. Estima-se que US$ 8 bilhões em gastos anuais de visitantes internacionais iriam pelo ralo devido à retirada de agentes da CBP do Aeroporto de Newark, colocando em risco quase 50 mil empregos americanos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 5650 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.