Filip Calixto   |   26/06/2026 15:33
Atualizada em 26/06/2026 14:07

Gol inaugura Sala de Acessibilidade no Aeroporto de Guarulhos

Espaço no Terminal 2 já recebeu mais de 35 mil passageiros PNAE desde 2025

Divulgação/Gol
Executivos da Gol e integrantes do Time de Águias reunidos durante o lançamento da Sala de Acessibilidade em GRU nesta quinta (25). Ao fundo, a partir do centro para a dir., Celso Ferrer, CEO da Gol; Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da Gol; e Julien Imbert, Chief Financial Officer (CFO) da Gol. À frente, de laranja, Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer (CPO) da Gol e presidente do Instituto Gol
Executivos da Gol e integrantes do Time de Águias reunidos durante o lançamento da Sala de Acessibilidade em GRU nesta quinta (25). Ao fundo, a partir do centro para a dir., Celso Ferrer, CEO da Gol; Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da Gol; e Julien Imbert, Chief Financial Officer (CFO) da Gol. À frente, de laranja, Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer (CPO) da Gol e presidente do Instituto Gol

A Gol Linhas Aéreas inaugurou a Sala de Acessibilidade no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU). O espaço atende passageiros com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas idosas.

A área funciona em frente ao check-in da companhia e é voltada a passageiros PNAE (Passageiro com Necessidade de Assistência Especial), conforme a Resolução 280 da Anac. Desde o início da operação, em novembro de 2025, até junho de 2026, mais de 35 mil passageiros utilizaram o local.

Segundo a empresa, o espaço é destinado à permanência de passageiros antes dos voos e conta com monitoramento de colaboradores treinados. A estrutura inclui assentos, módulos para cadeirantes, mesa adaptada, tomadas para equipamentos assistivos e tela com informações de voos.

O local também disponibiliza materiais em braille, fonte ampliada e áudio com informações sobre transporte de itens e instruções de segurança. Passageiros podem testar equipamentos de bordo, como a máscara de oxigênio.

Divulgação/Gol Linhas Aéreas
A entrada da Sala de Acessibilidade, localizada no Terminal 2 de Guarulhos; as janelas são as mesmas das aeronaves da Gol
A entrada da Sala de Acessibilidade, localizada no Terminal 2 de Guarulhos; as janelas são as mesmas das aeronaves da Gol

“A Gol tem o compromisso de oferecer segurança, autonomia e conforto a todos os seus Clientes. A criação da Sala de Acessibilidade em Guarulhos é uma iniciativa que impacta a sensação de pertencimento dos Clientes PNAE e fortalece a inclusão no setor da aviação”

Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer da Gol e presidente do Instituto Gol

A companhia afirma que a iniciativa faz parte de ações de acessibilidade. Entre elas estão a Escada Acessível com Elevador, implantada no Aeroporto de Maringá, a distribuição do Cordão de Girassol em bases nacionais e a instalação de rampas de acesso a aeronaves em aeroportos brasileiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 8197 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes