Henrique Santiago   |   07/02/2018 13:39

Aerolíneas lança em SP o primeiro voo inter do B737 Max 8

Avião ainda não tem programação definida, mas deve estar escalado para o Brasil

Emerson Souza
Avião tocou o solo brasileiro precisamente às 10h25
Avião tocou o solo brasileiro precisamente às 10h25
O dia de hoje pode ser considerado histórico para a Aerolíneas Argentinas e a aviação brasileira. Às 10h25, pousou no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, o primeiro Boeing 737 Max 8 da América Latina que decolou do Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, às 6h40 (horário local), no voo AR1241.

Além do tradicional batismo da aeronave, o evento trouxe até o terminal paulista autoridades e executivos da alta cúpula da Aerolíneas, sendo o presidente Mario Dell’Aqua seu maior representante. No comando da transportadora há pouco mais de um ano, o dirigente estampou o entusiasmo de todos os seus colaboradores em seu discurso próximo à sala de embarque.

Emerson Souza
Mario Dell'Acqua desembarcou em Guarulhos para saudar seus parceiros e colaboradores após o voo inaugural do Max 8
Mario Dell'Acqua desembarcou em Guarulhos para saudar seus parceiros e colaboradores após o voo inaugural do Max 8
“Hoje é um dia muito especial para nós e para mim, pois eu morei e trabalhei no Brasil”, disse, em uma tentativa de português bem-sucedida. “Esse avião, o mais novo da nossa frota, fez seu primeiro pouso no Brasil e gostaríamos de compartilhar uma amostra do compromisso que temos com vocês, irmãos brasileiros. O Brasil é um destino muito forte que tem nos ajudado no nosso desenvolvimento”, declarou.

Trata-se do primeiro voo internacional do B737-8 Max 8 da Aerolíneas. Em operação desde dezembro, a aeronave só atendia o território argentino em serviços de menor duração. Há pouco mais de uma semana, a empresa recebeu o seu terceiro modelo da Boeing e até maio terá cinco em seu hangar. A encomenda total selada com a fabricante norte-americana contempla 12 jatos.

Emerson Souza
O gerente geral, Gonzalo Romero, adianta que o Brasil estará entre os mercados escalados para receber o avião
O gerente geral, Gonzalo Romero, adianta que o Brasil estará entre os mercados escalados para receber o avião
O serviço inaugural serviu como um teste e São Paulo, de onde saem voos diários, está no radar de operação do Max 8.

Em entrevista à reportagem, o gerente geral da aérea no Brasil, Gonzalo Romero, declarou que o planejamento da aeronave será finalizado no próximo mês de março. “Pode ser São Paulo, Curitiba, Porto Alegre ou Salvador. Mas o Brasil com certeza estará nessa”, declarou.

O MODERNO MAX
O Boeing 737-8 Max tem 170 assentos e é configurado com oito lugares na Club Economy (2-2) e 162 na econômica (3-3). O jato de corredor único tem 39,5 metros de envergadura e 12,3 metros de altura. O motor CFM Leap-18 é considerado um dos mais avançados da indústria e os winglets oferecem um melhor resultado operacional.

A empresa garante que o modelo é mais econômico e reduz em 14% o uso de combustível, 14% a emissão de carbono e traz uma economia de 8% nos custos operativos. Menos barulhento, diminui em 40% o impacto sonoro, trazendo uma experiência de voo mais silenciosa, diga-se, aos passageiros.

Após pousar em Guarulhos, o jato ficou pouco mais de uma hora em solo para manutenção e abastecimento até retornar, às 11h30, para o Aeroparque com os assentos lotados.

Entre saídas regulares e de alta temporada, a Aerolíneas Argentina opera atualmente cerca de 120 voos para o Brasil. Somente em janeiro, a empresa transportou 1.240 milhão de passageiros em sua totalidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS