Marcos Martins   |   15/08/2018 17:00

Air France-KLM e Air Europa somarão destinos latinos com JV

Companhias querem assumir a liderança em número de destinos na América Central e América do Sul


Divulgação/ Air France
Com o acordo, empresas assumiriam a liderança em destinos na América Central e América do Sul
Com o acordo, empresas assumiriam a liderança em destinos na América Central e América do Sul
A Air France-KLM e a Air Europa estão planejando uma nova joint-venture que inclui as rotas da Europa para a América Central e América do Sul. De acordo com o portal Capa, a expectativa é que o acordo possa ser lançado no verão de 2019.

A cooperação comercial bilateral entre os parceiros da aliança Skyteam está limitada a codeshares nas rotas de seus respectivos hubs para destinos na Europa. Se concluída, a nova joint-venture seria o primeiro acordo do tipo entre as duas transportadoras e o primeiro da Air Europa.

No mercado da Europa para a América Central e América do Sul, a Air France-KLM e o International Airlines Group (IAG) disputam no ranking de capacidade. A nova JV daria uma liderança clara em número de destinos e fortaleceria a Air Europa na disputa com a Iberia.

De acordo com dados recentes, a Air France é a segunda companhia aérea em número de assentos entre a Europa e a América Latina, com 10,8%, apenas um pouco atrás da Iberia, que tem 11,1%. A Air Europa é a terceira, com 7,3% dos assentos, empatada com a KLM. Em termos de grupos, a Air France-KLM tem quota combinada de 18,1% e supera o IAG, que possui 15,9%, sendo 4,8% da British Airways.

Em relação ao número de assentos em voos da Europa para a América Latina excluindo o Caribe, a Iberia também é líder com 14,4%, à frente da Air France (10%), Tap (9,3%), Lan (8,9%) e KLM (8,4%). O grupo Air France-KLM lidera em quota de mercado de 18,4% ante 18,2% do IAG. Na JV, a Air France-KLM e Air Europa teriam uma participação de 26,4% nessas rotas.

PARCERIA VALIOSA
Neste mercado de rotas para a América Latina, exceto Caribe, a Air Europa tem 15 destinos, enquanto a Air France tem 13 e a KLM tem 14. No entanto, ambos os lados terão na joint-venture um número significativo de destinos não servidos pela outra parte.

A Air Europa atende sete destinos não atendidos pela Air France-KLM: Assunção, Córdoba, Montevidéu, Recife, Salvador, San Pedro e Santa Cruz. Todos, exceto Montevidéu, não são atendidos pela BA nem pela Iberia, então a Air Europa trará para a Air France-KLM seis destinos não atendidos pelo IAG.

Já a AF-KLM atende dez destinos não atendidos pela Air Europa: Cartagena, Caiena, Curaçao, Fortaleza, Cidade do México, Cidade do Panamá, Paramaribo, Rio de Janeiro, San José e Santiago. Metade desses destinos não é servida pela Iberia ou BA, portanto a Air France-KLM soma à Air Europa cinco destinos não atendidos pelo seu principal rival.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS