Movida

Renato Machado   |   19/10/2018 17:42

Após meses de negociação, AF anuncia acordo com sindicatos

As mudanças afetarão os ganhos de 76,4% dos empregados votantes nas últimas eleições dos sindicatos.

Divulgação/ Air France
A Air France anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com os sindicatos que reivindicavam aumentos salariais para funcionários da operação francesa da aérea. De acordo com a companhia, o entendimento encerra uma disputa que se prolongava por meses e abre caminho para uma estratégia de longo prazo.

Recentemente, a Air France-KLM havia anunciado a chegada de Benjamin Smith ao comando máximo do grupo. Prontamente o executivo ouviu dos sindicatos a ameaça de paralisação caso ele não atendesse as demandas em negociação.

De acordo com o portal ATW, ficou acordado um aumento salarial geral de 2%, retroativo a 1º de janeiro de 2018. Para uma parcela das equipes de solo e tripulação, associados aos sindicatos CFDT, CFE-CGC/UNAC, FO/SNPNC, SPAF e UNSAAérien, haverá também outro aumento de 2%, a ser iniciado em 1º de janeiro de 2019.

Segundo a Air France, as mudanças afetarão os ganhos de 76,4% dos empregados votantes nas últimas eleições dos sindicatos. Nessa conta não estão incluídos os representantes da SNPL, principal sindicato de pilotos da companhia.

Inicialmente, os sindicatos buscavam acréscimos nos vencimentos muito mais substanciais. Em busca de equilíbrio por salários estagnados entre 2012 e 2018, o grupo exigia que o aumento na taxa de 5,1%. A cúpula da Air France promete nova rodada de negociações a partir de outubro de 2019.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias