Danilo Teixeira Alves   |   11/01/2019 17:17

Aéreas gigantes dos EUA entram em disputa contra Air Italy

American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines iniciaram uma grande batalha contra a aérea adquirida pela Qata

Twitter/ Qatar Airways
As três grandes aéreas norte-americanas, American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines, iniciaram uma grande batalha contra a Air Italy, ex-Meridiana, que foi comprada em partes pelo Grupo Qatar Airways. As informações dão da CNBC.

Os desentendimentos teriam começado quando a Air Italy anunciou sua pretensão em voar para Los Angeles e São Francisco a partir de Milão. O problema, segundo as gigantes dos Estados Unidos, é que a Qatar Airways estaria usando da participação acionária de 49% que tem na empresa para oferecer voos para a Europa, violando um acordo firmado pelo governo do Catar com o governo Trump em 2018.

No passado, acordos semelhantes foram firmados com a Etihad, sediada em Abu Dhabi, e a Emirates, com hub em Dubai. A Emirates atualmente voa de Nova York para Milão e Atenas, um exemplo dos chamados voos de “quinta liberdade”.

Alguns políticos dos Estados Unidos estão pedindo ao governo Trump para intervir. Onze senadores republicanos, incluindo o Ted Cruz, do Texas, enviaram uma carta à secretária de Transportes, Elaine Chao, expressando preocupação com a expansão da Air Italy.

"A entrada da Air Italy neste mercado parece consistente com o padrão da Qatar Airways de adicionar capacidade subsidiada em mercados onde a demanda já está bem atendida", dizia o documento.

Tópicos relacionados