Danilo Teixeira Alves   |   24/05/2019 19:54
Atualizada em 24/05/2019 20:18

German Efromovich perde o controle da Avianca Holdings

No mesmo dia que Avianca Brasil tem suas operações suspensas pela Anac, German Efromovich perde o controle da Avianca Holdings

O empresário German Efromovich perdeu o controle e o cargo de presidente do conselho da Avianca Holdings. O motivo é o calote de um empréstimo dado pela United Airlines no ano passado, na ordem de US$ 456 milhões. German é irmão de José Efromovich, dono da Avianca Brasil, que hoje teve suas operações suspensas em todo o País.


Emerson Souza
German Efromovich deixa administração da companhia
German Efromovich deixa administração da companhia
Segundo nota da Kingsland, a empresa foi nomeada pela United como terceira interessada no processo e obteve "o direito de voto das ações da BRW na Avianca Holdings. A atuação da Kingsland será alinhar esforços com um novo conselho de administração de primeiro nível" para reestruturar a aérea.

A junta diretiva, agora sem os Efromovich, conta com Roberto Kriete como presidente e outros executivos, são eles: Richard Schifter, Sergio Michelsen, Fabio Villegas, Álvaro Jaramillo, Óscar Darío Morales, James Leshaw, Juan Emilio Posada, Jairo Burgos, Rodrigo Salcedo e Roberto Zamora. Segundo comunicado oficial enviado pela Avianca Holdings, "esta junta de primeiro nível conta com a presença de três ex-presidentes da Avianca e de vários profissionais renomados da indústria aeronáutica mundial".

"Vemos um futuro muito positivo para todos os colaboradores, credores, fornecedores, acionistas e especialmente para os clientes da Avianca. Minha função é promover uma equipe e um Conselho de Administração muito capaz, que tem as habilidades necessário para realmente liderar a transformação da Avianca", disse Roberto Kriete, novo presidente do conselho de administração da Avianca Holdings.

"Essa mudança é muito positiva para a nossa governança corporativa. É uma clara mostra da confiança dos acionistas na companhia aérea e no plano de transformação que está em andamento", afirmou Renato Covelo, CEO responsável pela aérea.

Em comunicado, a Avianca Holdings reiterou que a United Airlines não assumiu o controle do conglomerado, nem de sua operação e de suas decisões de negócios. "O que aconteceu foi uma mudança na governança corporativa do grupo, mas não em sua composição. As medidas anunciadas hoje não alteram o curso da aliança existente entre Avianca, United e Copa."


Emerson Souza
José Efromovich, da Avianca Brasil. Aérea teve a operação suspensa pela Anac
José Efromovich, da Avianca Brasil. Aérea teve a operação suspensa pela Anac

Em meio a essas polêmicas, a Anac suspendeu as operações da Avianca Brasil até que a empresa comprove capacidade operacional para manter as operações com segurança. E o leilão pelos ativos da Avianca Brasil, cobiçados por Azul, Gol e Latam, continua suspenso.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS