EMPRESAS

Descubra Toronto: como é voar de Air Canada e depois ir até a cidade

Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Toronto (Canadá) - É no Terminal 1 do Pearson Airport que chega o voo diário da Air Canada a partir do Brasil. O voo com dez horas de duração sai do Aeroporto de Guarulhos e, desde dezembro de 2016, a aeronave na rota é o Boeing 787 Dreamliner. Recentemente a Air Canada foi reconhecida pela terceira vez consecutiva como a melhor companhia aérea da América do Norte pelo cobiçado World Airline Awards 2019 da Skytrax, consultoria britânica especializada em aviação. Os voos da maior empresa de aviação do Canadá saem de São Paulo diariamente, às 19h50m, e chegam às 5h. De Toronto, os voos partem às 23h45m, chegando às 10h40m.

Divulgação
A premium economy do Dreamliner da Air Canada
A premium economy do Dreamliner da Air Canada

O avião tem classe executiva, econômica premium e econômica. Na premium, são 21 lugares com configuração 2-3-2, o espaço entre as fileiras (96,5cm) é bom e a poltrona tem apoio para a cabeça e tomada. A tela touch screen de 11 polegadas oferece saída USB. Refeições (jantar e café da manhã) e entretenimento são corretos. A Air Canada anunciou recentemente novas parcerias para ampliar a oferta de filmes e séries de televisão a bordo.

Divulgação
Boeing 787 Dreamliner
Boeing 787 Dreamliner
O Dreamliner é um avião moderno que realmente torna menos cansativos voos longos. Além de mais silencioso, a iluminação é melhor, a pressão do ar, menor, e a umidade, maior. Mas a conservação a bordo da aeronave usada na rota para o Brasil poderia ser melhor. No voo de retorno ao Brasil, um dos banheiros perto da premium tinha suportes quebrados e tive a falta de sorte de voar em uma poltrona com defeito, que não reclinava.

O voo da Air Canada é a melhor ligação para Toronto a partir de São Paulo. Para passageiros de fora do Estado, vale considerar outras opções. Como membro da Star Alliance, a parceira da Air Canada no País era a Avianca Brasil. Com o fim das operações da empresa, os voos de conexão, pelo menos para Rio de Janeiro e Brasília, tanto na ida quanto na volta, podem exigir de seis a sete horas de espera em Guarulhos, dependendo do dia. O trecho nacional emitido pela AC não conta milhas na Star Alliance, porque a empresa é de outra aliança. Nem conta milhas na outra aliança, porque o bilhete foi emitido por uma companhia Star Alliance.

COMO IR DO AEROPORTO ATÉ A CIDADE

O aeroporto internacional da cidade, Toronto Pearson, o maior e mais movimentado do país, fica uns 30 quilômetros distante do centro. Dependendo do horário de chegada ou saída, o trajeto de carro pode levar mais de uma hora e, de táxi comum, custa cerca de CAD$ 55 (em torno de R$ 160). Uma boa opção para ir do aeroporto para a cidade ou vice-versa é de trem, o UP Pearson Express.

Divulgação
UP Pearson Express é uma excelente opção para ir do aeroporto até a cidade
UP Pearson Express é uma excelente opção para ir do aeroporto até a cidade

O trajeto entre o aeroporto e a Union Station dura 25 minutos. As saídas são a cada 15 minutos, entre 5h30m e 1h da manhã. O tíquete pode ser comprado na hora e custa CAD$ 12,35 (R$ 36, crianças até 12 anos não pagam). Estão à venda on-line ou em máquinas nas estações. O Up Express é confortável, tem espaço para malas, tomada em cada assento e Wi-Fi. Tanto no aeroporto quanto na estação, o caminho é bem sinalizado e sem degraus.

A ligação direta entre o aeroporto e a Union Station foi inaugurada em junho de 2015, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos daquele ano. Na estação na cidade, o embarque e desembarque acontece em uma área nova, construída especialmente para o UP. Há um café, e tanto a plataforma quanto a área de embarque são fechadas, o que é importante nos meses mais frios. No aeroporto, a estação fica no T1. Outro trem, gratuito, leva ao T3.

Carla Lencastre viajou a convite do Turismo de Toronto e com proteção GTA
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA