Juliana Monaco   |   20/02/2020 15:17
Atualizada em 20/02/2020 15:36

Tap transportou mais de 17 milhões de passageiros em 2019

Em 2019, a companhia adquiriu 30 novos aviões, inaugurou 11 rotas e contratou cerca de 900 colaboradores.


Raphael Silva
Em 2019, a companhia adquiriu 30 novas aeronaves A330neo
Em 2019, a companhia adquiriu 30 novas aeronaves A330neo
De janeiro a dezembro de 2019, a Tap transportou mais de 17 milhões de passageiros, um aumento de 8% em relação a 2018. No mesmo período, a transportadora adquiriu 30 novos aviões, inaugurou 11 rotas e contratou cerca de 900 colaboradores. Embora tenha sido o ano de maior investimento, a companhia registrou um prejuízo de 105 milhões de euros - resultado melhor do que o de 2018, quando obteve déficit de 118 milhões.

A Tap foi a empresa que mais investiu em Portugal em 2019, com mais de 1,5 bilhão de euros em investimento. A companhia também investiu na pontualidade, que subiu seis pontos percentuais, e na regularidade, que ficou em 99,2%. Desse modo, ela garante a disponibilidade de três aeronaves de reserva para normalizar qualquer irregularidade da operação.

Ainda que tenha tido um impacto financeiro negativo, a renovação da frota para o modelo Neo foi, segundo a empresa, determinante para melhorar a eficiência das operações e a satisfação do cliente. As novas aeronaves permitiram à companhia reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 170 mil toneladas (17%), comparado a 2015.

No segundo semestre de 2019, o número de passageiros transportados cresceu 11%, enquanto no primeiro semestre esse índice foi de 5%. Já o resultado operacional passou de um prejuízo de 44 milhões de euros em 2018 para um lucro de 58,6 milhões de euros em 2019. O EBITDAR foi de 211,4 mi para 477,3 milhões de euros no acumulado do ano, com um aumento de margem de 14,3%.

MERCADOS DA TAP

A Tap foi a companhia europeia que mais cresceu nas rotas para a América do Norte em 2019, registrando um aumento de 31% em número de passageiros transportados (1,04 milhões). Nos últimos quatro anos, a companhia passou de três rotas e 16 frequências semanais para nove rotas e 56 frequências semanais. Foram criadas sete novas rotas somente no mercado norte-americano - o terceiro maior da companhia aérea. A expectativa para este ano é de operar 11 novas rotas e 82 frequências semanais para a América do Norte.

Por outro lado, a receita de passagens no mercado brasileiro apresentou um resultado negativo no primeiro semestre, melhorando progressivamente de agosto a dezembro. A companhia passou de 77 em 2015 para 85 frequências para o Brasil no ano passado, liderando o transporte aéreo entre o Brasil e a Europa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS