Juliana Monaco   |   20/02/2020 15:17   |   Atualizada em 20/02/2020 15:36

Tap transportou mais de 17 milhões de passageiros em 2019

Em 2019, a companhia adquiriu 30 novos aviões, inaugurou 11 rotas e contratou cerca de 900 colaboradores.


Raphael Silva
Em 2019, a companhia adquiriu 30 novas aeronaves A330neo
Em 2019, a companhia adquiriu 30 novas aeronaves A330neo
De janeiro a dezembro de 2019, a Tap transportou mais de 17 milhões de passageiros, um aumento de 8% em relação a 2018. No mesmo período, a transportadora adquiriu 30 novos aviões, inaugurou 11 rotas e contratou cerca de 900 colaboradores. Embora tenha sido o ano de maior investimento, a companhia registrou um prejuízo de 105 milhões de euros - resultado melhor do que o de 2018, quando obteve déficit de 118 milhões.

A Tap foi a empresa que mais investiu em Portugal em 2019, com mais de 1,5 bilhão de euros em investimento. A companhia também investiu na pontualidade, que subiu seis pontos percentuais, e na regularidade, que ficou em 99,2%. Desse modo, ela garante a disponibilidade de três aeronaves de reserva para normalizar qualquer irregularidade da operação.

Ainda que tenha tido um impacto financeiro negativo, a renovação da frota para o modelo Neo foi, segundo a empresa, determinante para melhorar a eficiência das operações e a satisfação do cliente. As novas aeronaves permitiram à companhia reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 170 mil toneladas (17%), comparado a 2015.

No segundo semestre de 2019, o número de passageiros transportados cresceu 11%, enquanto no primeiro semestre esse índice foi de 5%. Já o resultado operacional passou de um prejuízo de 44 milhões de euros em 2018 para um lucro de 58,6 milhões de euros em 2019. O EBITDAR foi de 211,4 mi para 477,3 milhões de euros no acumulado do ano, com um aumento de margem de 14,3%.

MERCADOS DA TAP

A Tap foi a companhia europeia que mais cresceu nas rotas para a América do Norte em 2019, registrando um aumento de 31% em número de passageiros transportados (1,04 milhões). Nos últimos quatro anos, a companhia passou de três rotas e 16 frequências semanais para nove rotas e 56 frequências semanais. Foram criadas sete novas rotas somente no mercado norte-americano - o terceiro maior da companhia aérea. A expectativa para este ano é de operar 11 novas rotas e 82 frequências semanais para a América do Norte.

Por outro lado, a receita de passagens no mercado brasileiro apresentou um resultado negativo no primeiro semestre, melhorando progressivamente de agosto a dezembro. A companhia passou de 77 em 2015 para 85 frequências para o Brasil no ano passado, liderando o transporte aéreo entre o Brasil e a Europa.

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