Rodrigo Vieira   |   20/04/2020 13:50   |   Atualizada em 20/04/2020 13:52

Portugal e Tap se mostram engajados em busca de soluções

David Neeleman afirmou que está totalmente disponível para colaborar com o governo português


Emerson Souza
David Neeleman, fundador da Azul, é o acionista majoritário da Tap
David Neeleman, fundador da Azul, é o acionista majoritário da Tap
Principal acionista da Tap Air Portugal, David Neeleman afirmou que está totalmente disponível para colaborar com o governo português em encontrar uma solução para o futuro da companhia aérea. De acordo com o também fundador da Azul Linhas Aéreas, a Tap tem propostas de financiamento interessantes e competitivas, com garantia do Estado. A notícia é do Presstur.

“Vi com satisfação que o governo português não só se preocupou com o tema da saúde, como desde cedo lançou incentivos à economia portuguesa onde a garantia estatal foi uma das principais medidas de apoio às pequenas e médias empresas, bem como o lay-off simplificado (suspensão do contrato ou redução do horário de trabalho) a que a Tap aderiu”, afirmou Neeleman, que com o empresário português Humberto Pedrosa detém 45% da Tap, por intermédio do consórcio Atlantic Gateway.

O ministro da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira, já havia dito na semana passada que a Tap é estratégica para o país europeu e o governo preservaria a companhia aérea. Agora veio mais uma sinalização, dessa vez por parte do empresário norte-americano.

Cerca de 95% dos aviões da Tap estão em solo e 90% dos colaboradores em casa, o que não é necessariamente uma situação muito diferente das outras aéreas do mundo. Apesar da crise vivida, o empresário comemora os resultados apresentados pela companhia em 2019, "com uma posição de tesouraria forte, a melhor da sua história, tendo terminado o ano com 435 milhões de euros em caixa".

Nessa linha, Neeleman afirma que, no contexto das restrições impostas pelo combate à pandemia, a Tap acionou seus “investidores europeus e estrangeiros no sentido de obter suporte financeiro adicional” para encarar os efeitos negativos desta crise e que, “de modo geral, os investidores mantêm o interesse em financiar a Tap, tendo apresentado propostas de financiamento bastante interessantes e competitivas, com garantia do Estado”.

“Entre os diversos mecanismos disponíveis de apoio de Estado, a emissão de dívida garantida é o que vem sendo adotado com mais frequência pelos nossos concorrentes por ter uma série de vantagens, entre elas o tempo de execução, que nesse momento é crucial para a Tap”, concluiu.

Neeleman ainda elogiou o governo do país europeu pela administração da crise. "Portugal está reagindo muito bem à covid-19 graças às medidas sanitárias e econômicas definidas e implementadas em tempo pelo governo e seguidas por toda população e empresas", apontou.


*Fonte: Presstur

conteúdo original: http://presstur.com/empresas---negocios/aviacao/neeleman-garante-que-afinal-a-tap-tem-propostas-de-financiamento-bastante-interessantes-e-competitivas/

Tópicos relacionados