Juliana Monaco   |   17/08/2020 17:12

Iberia retira da frota último A340-600

Em 1º de agosto, a companhia operou o último voo regular do A340-600, de Quito para Madrid.


Divulgação
O A340-600 foi o primeiro Airbus quadrimotor da companhia, adicionado à frota em 1996
O A340-600 foi o primeiro Airbus quadrimotor da companhia, adicionado à frota em 1996
No dia 1º de agosto, a Iberia se despediu do Airbus 340-600 ao realizar seu último voo regular, de Quito para Madri, com 296 passageiros. Nomeado em homenagem ao cientista espanhol Santiago Ramón y Cajal, o jato foi o primeiro Airbus quadrimotor da companhia e é o último de sua frota A340, que será substituída pelos modelos A350s.

Em 1996, a Iberia implementou seus Airbus 340 em voos para as Ilhas Canárias e, em seguida, para Nova York, Cidade do México, Bogotá, São Paulo e Santo Domingo (República Dominicana). Em 1998, os jatos começaram a operar um voo de 13 horas entre Madrid e Santiago, a rota mais longa da Iberia até inaugurar os voos para Tóquio em 2016. Até 2011, o A340-600 era o avião comercial mais longo do mundo, com 75,3 metros.

Durante o seu período de operação, as modelos A340 da Iberia foram utilizadas para ajudar às vítimas dos desastres naturais em Guatemala, Chile e Equador, além de transportar 450 toneladas de suprimentos ao Haiti após o terremoto de 2010. Além disso, a aeronave transportou a seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo de 2010 para a África do Sul e, em 2014, se tornou a primeira da aérea a realizar um voo de longo curso com a tripulação exclusivamente feminina, de Madrid para São Paulo.

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