Artur Luiz Andrade   |   20/12/2021 15:51   |   Atualizada em 20/12/2021 16:18

Ita diz que atendeu 25 mil passageiros impactados pela suspensão de voos

No total, 46 mil necessitariam de atendimento por causa da suspensão dos voos


PANROTAS / Filip Calixto
Adalberto Bogsan, CEO da Ita Transportes Aéreos
Adalberto Bogsan, CEO da Ita Transportes Aéreos
A Itapemirim Transportes Aéreos informou na tarde desta segunda-feira, 20/12, que desde a noite da última sexta-feira (17) até o dia 31 de dezembro, um total de 45.887 passageiros foram impactados com a suspensão temporária das operações da companhia aérea. Até a manhã desta segunda-feira (20), 24.995 passageiros, o equivalente a 54% do total, já foram atendidos. A empresa não especificou como resolveu ou se resolveu os problemas desses clientes.

O mercado acredita que este número esteja subestimado, pois não inclui os fretamentos (que as operadoras estão resolvendo por conta própria) e nem os 20 mil que já estavam impactados com remanejamentos. O número seria, portanto, bem maior.

A ITA desenvolveu uma nova solução em seu site para facilitar os pedidos de reembolso. Basta clicar na aba Reembolso, localizado no menu superior, e preencher o formulário e enviar. "Todos os pedidos serão tratados individualmente com prazo de pagamento em até 30 dias", garante a empresa.

Além disso, o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800-723-2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento.

A companhia orienta os passageiros que não tentem realizar check-in on-line e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.

Para aumentar as possibilidades de reacomodação, o Grupo Itapemirim também está utilizando a sua empresa de transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.

"Reforçamos que o Grupo Itapemirim orienta que apenas os clientes que estejam fora de seu domicílio, e que tenham viajado anteriormente com a ITA, entrem em contato nos canais de atendimento da companhia, exclusivamente para reacomodação de retorno aos seus destinos de origem. Clientes que ainda estejam em sua cidade de domicílio, com voos programados a partir de hoje, serão atendidos exclusivamente com o reembolso integral dos valores pagos."

"Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da Anac. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível", finaliza a empresa sem dar maiores detalhes sobre esse retorno. A empresa, na semana passada, ainda esperava um aporte de R$ 200 milhões de um fundo nacional e duas de suas sete aeronaves aguardavam slots em centros de manutenção para entrarem em operação em janeiro.

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