Victor Fernandes   |   03/11/2022 14:50   |   Atualizada em 09/01/2023 16:05

Qatar Airways compra 25 milhões de galões de combustível sustentável

Novo acordo com a Gevo reitera o compromisso da companhia aérea com a sustentabilidade ambiental

Novo acordo com a Gevo reitera o compromisso da companhia aérea com a sustentabilidade ambiental
Novo acordo com a Gevo reitera o compromisso da companhia aérea com a sustentabilidade ambiental
A Qatar Airways e a Gevo, produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), assinaram um acordo de compra em que a companhia aérea irá adquirir 25 milhões de galões americanos de SAF puro ao longo de cinco anos, com entregas previstas para começar em 2028 em vários aeroportos da Califórnia. Assim, a companhia aérea irá adquirir 5 milhões de galões americanos de SAF puro todos os anos, o combinando com seu suprimento existente de combustível convencional para jatos e tornando-se a primeira na região do Oriente Médio e África a anunciar um compromisso com um acordo internacional de compra SAF.

Essa parceria faz parte do compromisso anterior da Qatar Airways, juntamente com outros membros da Oneworld Alliance, de comprar até 200 milhões de galões americanos de SAF da Gevo. A utilização de SAF é um dos pilares da Qatar Airways e do plano da Oneworld de atingir zero emissões líquidas até 2050. Em setembro de 2020, a Oneworld tornou-se a primeira aliança global de companhias aéreas a se unir em torno de uma meta comum para alcançar a neutralidade de carbono com zero emissões líquidas do componente até 2050.

A aliança posteriormente se comprometeu com uma meta de 10% de uso sustentável de combustível de aviação até 2030. A Qatar Airways está interessada em aumentar o uso de SAF em nível comercial, observando que o produto a ser adquirido será certificado sob a sustentabilidade critérios estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Comparado com o combustível de aviação de base fóssil, o SAF resulta na redução das emissões de dióxido de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia atual permite que as reduções de CO2 com o uso de SAF cheguem a 85% quando comparadas ao combustível de aviação convencional.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “A Qatar Airways continua a priorizar nosso compromisso com voos net-zero até a metade do século. A descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar neste esforço global para um futuro melhor. Unindo forças com outros membros da oneworld, estamos apoiando a Gevo para estabelecer suas instalações de produção de SAF para aumentar o fornecimento e nos aproximar de nossa meta de substituir 10% de nosso combustível convencional para jatos por SAF até 2030.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias