Artur Luiz Andrade   |   25/12/2022 14:01
Atualizada em 25/12/2022 20:43

Termina a greve dos aeronautas, que terão 7% de aumento salarial

Sindicato promete fiscalizar as promessas do acordo com empresas aéreas

Reprodução site
Os aeronautas em greve desde a última segunda-feira, 19, decidiram cancelar o movimento e aceitaram a última proposta feita pelas empresas aéreas. Participaram da votação on-line 5.834 aeronautas e 70,11% aprovaram a última proposta. A greve foi suspensa nesse sábado para a votação e hoje o movimento foi encerrado por decisão dos profissionais.

Henrique Hacklaender, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e piloto da Gol Linhas Aéreas, agradeceu a adesão de todos e considera uma vitória a proposta aceita. Segundo ele e outros diretores que participaram da live explicando o resultado, não é o melhor dos mundos, mas tem avanços financeiros, que já não aconteciam há algum tempo, e sociais, que ainda precisam melhorar nas próximas negociações. “Temos de melhorar nossa convenção, para diminuir as reclamações e denúncias que recebemos no sindicato”, disse.

Reprodução site
O SNA também disse que será preciso fiscalizar se os itens da proposta serão cumpridos. O acordo proposto pelas empresas aéreas inclui a oferta de aumento de 6,97% nos salários fixos e variáveis, bem como definição do horário de início das folgas e ainda possibilidade de indenização por descumprimento por parte das empresas. A lista de exigências também conta com a possibilidade de início de férias em sábados, domingos e feriados, entre outros itens.

Tópicos relacionados