CEO da American: "Atualizar tecnologia da FAA é difícil e caro"
Robert Isom disse que a modernização da tecnologia da FAA é algo a ser planejado ao longo de vários anos
![Robert Isom disse que a modernização da tecnologia da FAA é algo a ser planejado ao longo de vários anos](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/178768/5bc03e3ee933e45eaa635ab19f44ed75isomrobert/0,39,1280,764/670,400,0.52/0/default.jpg)
A FAA informou na noite de ontem (11) que havia rastreado a causa da interrupção do sistema de Notificação para Missões Aéreas (NOTAM) daquela manhã em um arquivo de banco de dados danificado. A agência disse que "tomará todas as medidas necessárias para evitar que esse tipo de interrupção aconteça novamente".
A interrupção fez com que a FAA emitisse uma parada terrestre em voos domésticos nas primeiras horas da quarta-feira, o que levou a mais de 10 mil atrasos de voos no dia e mais de 2,8 mil cancelamentos.
As companhias aéreas pareciam ter recuperado amplamente suas operações hoje (12). A partir das 13h, horário do leste, apenas 119 cancelamentos foram registrados em voos de, para ou dentro dos EUA, de acordo com uma porta-voz da FlightAware. Houve 1.750 atrasos.
Isom disse à CNBC que, por razões de segurança, estava satisfeito com a FAA por emitir a parada de solo, que foi a primeira nos Estados Unidos desde o 11 de setembro. Ele também observou que os CEOs das companhias aéreas estavam ao telefone com o administrador interino da FAA, Billy Nolen, quando a decisão foi tomada.
Confira abaixo a entrevista.