Victor Fernandes   |   13/03/2023 10:18
Atualizada em 13/03/2023 10:19

Arábia Saudita terá nova companhia aérea: Riyadh Air

A nova aérea saudita se chamará Riyadh Air, anunciou o príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman

Abaca Press / Alamy Stock Photo
Anúncio foi feito pelo príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman
Anúncio foi feito pelo príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman
Riyadh Air é a nova companhia aérea da Arábia Saudita, anunciou o príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman, ontem (12). Lançando formalmente a nova companhia aérea na capital saudita, ele disse que seria uma subsidiária integral da organização de riqueza soberana do país, o Fundo de Investimento Público (PIF).

O ex-CEO do Etihad Airways Group, Tony Douglas, foi nomeado CEO; enquanto Yasir Al-Rumayyan, governador do PIF, será o presidente. A alta administração da companhia aérea incluirá especialistas sauditas e internacionais, acrescentou o príncipe Mohammad bin Salman.

O anúncio não mencionou prazos para estabelecer a nova operadora, nem detalhes de seu equipamento ou rede de rotas. Também não houve nenhuma palavra sobre como a atual companhia aérea, a Saudia, se encaixa no cenário de aviação em mudança do país.

A Arábia Saudita tem um vasto plano mestre, Visão 2030, para diversificar a economia do país longe dos hidrocarbonetos. Parte disso envolve o desenvolvimento do país em um importante destino turístico e o desenvolvimento do Aeroporto Internacional Rei Salman de Riad em um hub de conectividade, semelhante ao de Dubai ou Doha.

Diz-se que o PIF está preparado para investir US$ 30 bilhões na Riyadh Air para estabelecer a companhia aérea, que deve servir 100 destinos até 2030.

Anunciando a Riyadh Air, o príncipe herdeiro disse que a nova transportadora nacional alavancaria a localização geográfica estratégica da Arábia Saudita entre Ásia, África e Europa, permitindo que Riad se tornasse um destino global para transporte, comércio e Turismo.

Ele acrescentou que a companhia aérea deve adicionar US$ 20 bilhões ao crescimento do PIB não petrolífero e criar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Como uma subsidiária integral da PIF, a nova companhia aérea nacional se beneficiará da experiência em investimentos e capacidades financeiras da PIF, enquanto expande as operações da empresa para se tornar uma transportadora nacional líder. A nova companhia aérea nacional representa o mais recente investimento da PIF no setor, juntamente com o recém-anunciado masterplan do Aeroporto Internacional King Salman.

Com informações do portal Aviation Week.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS