Artur Luiz Andrade   |   31/03/2023 11:50

Demissões na American Airlines no Brasil surpreendem o mercado

Nova estrutura comercial da companhia ainda não foi oficializada


PANROTAS / Emerson Souza
Alexandre Cavalcanti, diretor da American Airlines no Brasil
Alexandre Cavalcanti, diretor da American Airlines no Brasil
O assunto em eventos como o Visit USA Rio e a Abav Travel SP 2023, em Águas de Lindoia (SP), é a notícia do desligamento de mais de 80% dos funcionários do Departamento Comercial da American Airlines no Brasil.

“É o fim de uma era”, diz um desses profissionais surpresos, pois trata-se de um departamento sólido e antigo no mercado, com profissionais reconhecidos, respeitados e com uma bagagem que poucos têm na aviação. Muitos com mais de 30 anos de empresa. E também o começo de um novo ciclo, para eles, e para a companhia no Brasil, que tem nova estratégia comercial também nos EUA.

Foi uma surpresa para muitos, mas essa mudança já havia ocorrido nos Estados Unidos, com redução de cerca de 60% do departamento comercial, e era esperada para março no Brasil. Não se sabia, porém, o tamanho do corte que seria aplicado por aqui: no Rio de Janeiro foi de 100% do time comercial e em São Paulo de 80% do departamento comercial. As demissões não afetam, pelo que apuramos, setores de Reservas e Operação de Aeroporto. Toda a decisão veio da matriz da companhia nos Estados Unidos.

A American Airlines ainda não deu detalhes sobre a nova estrutura comercial no Brasil, que, segundo fontes ouvidas pela PANROTAS, ficaria com cerca de cinco colaboradores. O time comercial da AA já teve cerca de 40 profissionais antes da pandemia, e estava com pouco mais de 20 funcionários até o corte ocorrido ontem.

Há uma estratégia da American de automatizar a maior parte do atendimento, coincidindo com a implantação do NDC e de novas ferramentas, e provavelmente ter seus executivos comerciais apenas dedicados às maiores contas (no máximo 20, segundo estimativas do mercado).

O diretor de Vendas Brasil, Alexandre Cavalcanti, ainda não se pronunciou sobre a nova estratégia B2B e B2C da companhia e sobre a nova estrutura e a empresa enviou à PANROTAS o comunicado que publicamos ontem, falando que vinha investindo nos últimos anos em tecnologia e recursos para dar acesso direto aos clientes e que estaria se baseando em suas preferências de reservas para fazer as alterações no Comercial.

Nomes renomados da equipe em São Paulo e todo o time da base carioca, entre outros, já estão oficialmente desligados da companhia (o exame demissional foi marcado para hoje) e já recebem, por outro lado, diversas propostas do mercado, de olho na expertise acumulada e no relacionamento de cada um com o trade.

À medida em que formos recebendo mais detalhes e sabendo dos planos desses profissionais contaremos aqui no Portal PANROTAS.

É realmente o fim de uma era, pois são profissionais muito queridos por todos, com uma expertise incrível da aviação, e uma rede de relacionamentos enorme. Fizeram história na aviação no Brasil por cerca de três décadas e têm tudo para continuar ajudando o setor a se desenvolver.

Maior operadora de voos entre o Brasil e os Estados Unidos, a American também saberá manter seu compromisso de longo prazo com o País, como afirma no comunicado, e também com o trade brasileiro, agora em novo formato, que esperamos detalhar em breve para todos vocês. São mudanças duras mas de certa forma naturais com a evolução do mercado e da estratégia de cada companhia, como temos acompanhado em corporações de todos os portes no Brasil e no mundo.

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