Karina Cedeño   |   21/03/2023 14:20
Atualizada em 21/03/2023 14:25

Tap encerrou 2022 com lucro líquido de 65,6 milhões de euros

A aérea transportou 13,8 milhões de passageiros no ano passado


Divulgação/ TAP
A aérea transportou 13,8 milhões de passageiros no ano passado
A aérea transportou 13,8 milhões de passageiros no ano passado
A Tap encerrou 2022 com lucro líquido de 65,6 milhões de euros, o que representa aumento de 1.664,7 milhões de euros em relação ao ano anterior. O EBIT, incluindo itens não recorrentes de 19,4 milhões de euros, também foi positivo, com 268,2 milhões de euros.

Em 2022, a aérea transportou um total de 13,8 milhões de passageiros, um aumento de 136,1% em relação ao ano anterior e atingindo 81% dos níveis de 2019. Em 2022, as receitas atingiram 3.485 milhões de euros, 151% acima do ano fiscal de 2021, juntamente com um nível de atividade mais elevado (ASK aumentou 94,2%). O número de voos operados também aumentou significativamente em 74,9% o ano passado, atingindo 79% dos níveis pré-crise.

A capacidade atingiu 87% dos níveis pré-crise, aumentando 94,2% em comparação com o ano anterior. O Load Factor melhorou 17 pontos percentuais em relação ao ano anterior, atingindo 80%, apenas 0,1 pontos percentuais abaixo do nível de 2019.

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O PRASK em 2022 foi de 6,68 cêntimos de euros, uma melhoria de 48,2% em comparação com o ano anterior e de 20,5% em comparação com 2019.

Os custos operacionais recorrentes também aumentaram em 73,4% para 3 236,2 milhões de euros, resultando num EBIT recorrente positivo de 248,8 milhões de euros, um aumento de 726,7 milhões de euros, ou 4,7 vezes o montante no ano fiscal de 2019.

O custo do combustível mais do que triplicou, aumentando em 756,2 milhões de euros numa base anual para 1 096,7 milhões de euros. Apesar de levar a um efeito positivo de 85,5 milhões de euros, o hedging só reduziu marginalmente o efeito do aumento dos preços do combustível, que só por si contribuiu com 458,4 milhões de euros para o aumento dos custos com combustível.

No acumulado do ano, o CASK dos custos operacionais recorrentes diminuiu 10,7% em comparação com o ano anterior, baixando para 7,04 cêntimos de euros. Excluindo o combustível, a redução foi de 27,8%, levando os custos unitários sem combustível a 4,66 cêntimos de euros, apenas 0,5% abaixo do nível de 4,68 cêntimos de euros de 2019.

Christine Ourmières-Widener, CEO da Tap considera, face a estes resultados, que “durante o quarto trimestre de 2022 a Tap foi capaz de gerar as receitas trimestrais mais elevadas da sua história e uma rentabilidade recorde, apesar dos contínuos desafios operacionais. Durante o primeiro ano completo do Plano de Reestruturação, a Tap gerou um lucro operacional que é um recorde histórico para a empresa. A companhia gerou também um lucro líquido positivo muito forte, tendo em conta o seu nível de alavancagem”.

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