Karina Cedeño   |   23/05/2023 17:45

Azul divulga Relatório de Sustentabilidade de 2022

Documento relata as ações e planos da aérea para cumprir compromisso com princípios de ESG


Divulgação
O investimento da Azul em pessoas foi um dos principais destaques no ano passado
O investimento da Azul em pessoas foi um dos principais destaques no ano passado
A Azul divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2022, que reforça o compromisso da aérea a longo prazo com seu desenvolvimento e também com o planeta. Além dos valores, marcos históricos, da estrutura e das unidades de negócio, dos principais números e de análises sobre o desempenho operacional e financeiro da companhia, o documento reúne todas as iniciativas, parcerias, projetos e resultados que demonstram o cumprimento da Azul dos princípios ESG, de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança.

“Nas páginas deste relatório, trazemos tudo o que realizamos em 2022 para fortalecer nossa visão de construirmos juntos a melhor companhia aérea do mundo e também a melhor para o mundo”, destaca o documento, que foi verificado por um auditor independente e já está disponível nas versões em português e inglês no site da Azul de Relações com Investidores.

Investimento em pessoas
Um dos principais destaques em 2022 foi o investimento da Azul em pessoas, especialmente no que se refere ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus quase 14 mil tripulantes. A companhia, com a ajuda de seus cursos e programas de capacitação e reconhecimento, promoveu mais de 1,9 mil de seus tripulantes em 2022 (só neste ano já foram mais 600 promoções). Também foram mais de duas mil contratações de novos profissionais no ano passado, para diversos setores. Ao todo, 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, e a companhia também atingiu a equidade salarial em todas as funções.

Além disso, o Programa de Eficiência de Combustível (o PEC) da companhia proporcionou uma economia de 134 mil toneladas de CO2 e, com 30 novas bases colocadas em operação no País e mais voos para áreas de difícil acesso, como a região da Amazônia Legal, a Azul também seguiu com sua missão de conectar todas as regiões do Brasil ao mundo – e de levar não apenas voos, mas também desenvolvimento para as comunidades locais.

Para Jason Ward, vice-presidente de Clientes, Pessoas e ESG, a Azul acredita que o investimento em seus tripulantes é o primeiro passo para disseminar a melhor cultura para o favorecimento de um desenvolvimento sustentável. Isso porque são as pessoas que ajudam a companhia não apenas a aplicar internamente as boas práticas de ESG, como também a servir de referência. “A Azul quer ampliar tudo o que tem feito pelos princípios ESG, usando nossa potência para promover essas ações nas mais de 150 cidades que operamos no País”, explica.

Segundo o destaque que o relatório dá às premiações e aos reconhecimentos recebidos pela Azul, a companhia aérea já tem conseguido manter esse status em vários campos, mas especialmente em sustentabilidade. Mais do que a conquista inédita para uma companhia aérea brasileira de ser a mais pontual do mundo em 2022, de acordo com a Cirium, a Azul também foi reconhecida pela Anac como a aérea mais sustentável do País.

Em dezembro de 2022, a Azul foi incluída, pela segunda vez consecutiva, no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores B3 (ISE B3) – e ainda é a única empresa aérea na lista. Ainda na B3, a Azul também faz parte há 12 anos da carteira do Índice Carbono Eficiente, o ICO2 B3, que leva em consideração o grau de eficiência de emissões de gases de efeito estufa apresentado pelas empresas

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