Victor Fernandes   |   25/05/2023 15:20

Lufthansa concretiza compra de 41% da ITA Airways e detalha planos

Aérea italiana se tornará a quinta operadora no sistema multimarcas e multihub do grupo alemão

Divulgação
Acordo permite uma possível aquisição das ações remanescentes em uma data posterior
Acordo permite uma possível aquisição das ações remanescentes em uma data posterior
Como publicado mais cedo no Portal PANROTAS, o Lufthansa Group chegou a um acordo nesta quinta-feira (25) com o Ministério italiano da Economia e Finanças (MEF) para adquirir uma participação minoritária na transportadora nacional italiana ITA Airways. A Lufthansa obterá uma participação de 41% na ITA por 325 milhões de euros por meio de um aumento de capital.

A contribuição de capital, portanto, beneficia diretamente a empresa. Como parte do acordo, o MEF também se comprometeu com um aumento de capital de 250 milhões de euros na ITA. Além disso, o MEF e a Lufthansa concordaram em opções para permitir uma possível aquisição das ações remanescentes pela Lufthansa em uma data posterior. O preço de compra das ações remanescentes será baseado no desenvolvimento de negócios da ITA Airways.

A finalização contratual do acordo deverá ser concluída em breve. A aquisição da participação minoritária está sujeita à aprovação das autoridades competentes. Após o fechamento desta transação, espera-se que a ITA Airways e o Lufthansa Group iniciem imediatamente sua cooperação em um nível comercial e operacional. Como uma companhia aérea de rede, a ITA cooperará estreitamente com o grupo para se beneficiar de suas sinergias.

A ITA Airways se tornará a quinta operadora de rede no sistema multimarcas e multihub do grupo. A Itália representa o mercado mais importante fora dos países sede das companhias e dos Estados Unidos. A Itália é a terceira maior economia da Europa em termos de produto interno bruto, com uma forte economia voltada para a exportação. Esta é uma das muitas razões pelas quais as viagens de negócios de e para a Itália são importantes. Para turistas, o país mediterrâneo é um dos destinos de lazer mais populares do mundo.

Carsten Spohr, CEO do Grupo Lufthansa, disse: “O acordo de hoje levará a uma situação vantajosa para a Itália, a ITA Airways e o Lufthansa Group. E é uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa, porque uma ITA mais forte fortalecerá a concorrência no mercado italiano. Como uma empresa jovem com uma frota moderna e com seu hub eficiente e em expansão em Roma, a ITA se encaixa perfeitamente no grupo. Em Milão, a ITA atende a uma forte área de captação que também oferece potencial de crescimento. Como parte da família Lufthansa Group, a ITA pode se tornar uma companhia aérea sustentável e lucrativa, conectando a Itália com a Europa e o mundo. Ao mesmo tempo, esse investimento nos permitirá continuar crescendo em um dos nossos mercados mais importantes”.

Como parte do Lufthansa Group, a ITA continuará sendo uma companhia aérea autônoma com sua própria administração e identidade de marca - em linha com a estratégia multi-hub e multi-marca do grupo. Ao mesmo tempo, a aérea italiana pode se beneficiar das sinergias do grupo, como acesso à rede de parceiros, gerenciamento central de receita e uso dos canais globais de vendas e marketing.

Para garantir que o crescimento da ITA seja sustentável, o Lufthansa Group pretende estender o transporte intermodal para o tráfego dentro da Itália. Para isso, a grupo assinou um Memorando de Entendimento com a empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane S.p.A. em fevereiro. O objetivo da parceria é transportar cada vez mais passageiros na Itália com conexões ferroviárias de e para suas respectivas conexões aéreas em vários aeroportos italianos.

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