Karina Cedeño   |   31/07/2023 08:04

Airbus deve entregar 720 aviões comerciais neste ano

Crteira de pedidos totalizou um recorde de 7.967 aeronaves comerciais no final de junho

Divulgação/ Airbus
No primeiro semestre de 2023, empresa entregou 316 aeronaves comerciais
No primeiro semestre de 2023, empresa entregou 316 aeronaves comerciais

A Airbus entregou, no primeiro semestre de 2023, 316 aeronaves comerciais, e tem como meta fechar o ano com 720 entregas. A informação foi revelada durante divulgação de resultados financeiros consolidados do primeiro semestre de 2023, encerrado em 30 de junho.

"Durante o primeiro semestre deste ano, progredimos bem em todas as nossas atividades em um ambiente operacional que continua a ser complexo. Os nossos aviões comerciais têm uma forte procura, como demonstrado pelas mais de 800 encomendas anunciadas durante o Paris Air Show. Esta procura é impulsionada tanto pelo crescimento como pela substituição da frota, uma vez que as companhias aéreas investem em frotas mais eficientes em termos de combustível", destaca o diretor executivo da Airbus, Guillaume Faury. "Com base neste desempenho no primeiro semestre, mantemos a nossa orientação para o ano de 2023".

Os pedidos brutos de aeronaves comerciais totalizaram 1.080 (1.º semestre de 2022: 442 aeronaves), com pedidos líquidos de 1.044 aeronaves após cancelamentos (1.º semestre de 2022: 259 aeronaves). A carteira de pedidos totalizou um recorde de 7.967 aeronaves comerciais no final de junho de 2023.

Produção de aeronaves

O aumento da produção do programa A220 prossegue em direção a uma taxa de produção mensal de 14 aeronaves em meados da década. No programa da família A320, a produção está progredindo em direção à taxa anteriormente anunciada de 75 aeronaves por mês em 2026. Continuarão a ser feitos ajustes táticos ao planeamento da produção, conforme necessário, para cumprir este objetivo, que é agora o principal ponto de referência para a empresa e a cadeia de abastecimento.

A inauguração de uma nova linha de montagem final com capacidade para A321 em Toulouse é o mais recente marco concreto no desenvolvimento do sistema industrial global da Airbus. Relativo ao A321XLR, o programa de testes de voo está avançando no sentido da entrada em serviço prevista para o segundo trimestre de 2024. Em relação aos aviões de grande porte, a empresa continua a visar a taxa 4 para o A330 em 2024 e a taxa 9 para o A350 no final de 2025.

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