Laura Enchioglo   |   14/07/2023 11:22

Latam recebe no Brasil primeira aeronave abastecida com SAF

A320neo realizou o trajeto entre a fábrica em Toulouse, na França, e Fortaleza, no Ceará,


Divulgação
Novo A320neo foi incorporado à frota da companhia após voo da fábrica da Airbus em Toulouse
Novo A320neo foi incorporado à frota da companhia após voo da fábrica da Airbus em Toulouse

O grupo Latam e a Airbusrealizaram o primeiro voo de entrega de aeronave (Ferry Flight) utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O novo A320neo da frota da Latam realizou o trajeto entre a fábrica da Airbus em Toulouse (França) e Fortaleza (Brasil) com 30% de SAF produzido a partir de óleo de cozinha usado e misturado ao combustível convencional. A chegada da aeronave representa mais um passo da companhia para redução do uso de combustível e das emissões de CO2.

Até 2030, a Latam prevê ultrapassar a marca de 100 aeronaves da família A320neo em toda a sua operação. Até o final de 2023, o grupo deve ter pelo menos 31 aeronaves do modelo em operação, alcançando uma frota de 323 aviões no total.

O SAF é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. O montante de 30% de SAF incorporado ao combustível utilizado no voo possui um fator de redução de aproximadamente 80% do ciclo de vida do CO2 na comparação com o combustível convencional, de acordo com o Default Life Cycle Emissions Values for CORSIA Eligible Fuels, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

"Este voo é resultado da sinergia de trabalho entre Latam e Airbus, e representa um dos avanços mais concretos do grupo em sua agenda de uso do SAF. No ano passado, anunciamos nosso interesse de alcançar 5% de uso de SAF até 2030, privilegiando a produção na América do Sul. Esta decisão está baseada na nossa convicção de que os combustíveis sustentáveis de aviação serão importantes para a descarbonização de toda a nossa indústria"

Ramiro Alfonsín, CFO do Grupo Latam

O executivo complementa: "a quantidade de SAF disponível a nível mundial atualmente é limitada, e o acesso a este combustível na América do Sul continua sendo um dos grandes desafios que enfrenta a descarbonização da indústria. A América do Sul tem um grande potencial de produzir o SAF, e com ele trazer contribuições significativas à ação climática. Por isso, é importante avançar em uma agenda que envolva os diferentes setores para promover sua produção em nossa região".

O A320neo oferece economia de combustível de 15% se comparado à tecnologia anterior da Airbus, podendo chegar a 20% em voos longos. De acordo com dados da fabricante, desde sua chegada ao mercado, a família A320neo evitou a geração aproximada de 20 milhões de toneladas de CO2 e uma redução de até 50% de poluição sonora.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3768 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor