Victor Fernandes   |   26/07/2023 16:47
Atualizada em 26/07/2023 18:24

United Airlines retira tarifas econômicas do GDS em nova estratégia global

Companhia aérea afirmou que introduzirá uma série de mudanças e iniciativas em sua distribuição


PANROTAS / Emerson Souza
Doreen Burse, vice-presidente sênior de Vendas Mundiais da United, em visita ao Brasil em 2022
Doreen Burse, vice-presidente sênior de Vendas Mundiais da United, em visita ao Brasil em 2022

A partir de 5 de setembro deste ano, a United Airlines retirará as tarifas da Classe Econômica Básica (basic economy, em domésticos nos Estados Unidos e América Latina de curta distância) dos canais GDS EDIFACT, e essas tarifas serão oferecidas apenas pelo site united.com, pelo app da companhia e nos canais ativados com o NDC da United.

A mudança, de acordo com os executivos de Vendas da United, Doreen Burse e Glenn Hollister, não significa uma remoção total do conteúdo da United dos GDSs. "Não temos planos, neste momento, de fazer nada além das tarifas econômicas básicas ", afirma Hollister, vice-presidente de Estratégia de Vendas e Eficácia da United.

Doreen afirma que, como a tecnologia GDS não oferece suporte a uma lista completa de produtos auxiliares, remover essa tarifa é um passo natural a ser dado. Os clientes da classe econômica básica da United devem pagar por todas as marcações de assento antes do check-in e, como não podem levar bagagem de mão, a cobrança de taxas de bagagem despachada é uma parte importante da proposta de receita do produto.

"As tarifas da Classe Econômica Básica são projetadas para funcionar em conjunto com as vendas auxiliares. EDIFACT não pode vender auxiliares, portanto, não é um canal adequado para oferecer nosso conteúdo de Economia Básica".

Doreen Burse, vice-presidente sênior de Vendas Mundiais da United

A mudança terá um impacto significativo em alguns grandes OTAs, de acordo com Hollister. Terá pouco impacto nas TMCs, já que menos de 0,1% de suas vendas GDS são reservas de tarifas econômicas básicas. As agências de lazer tradicionais também ficam longe dessas tarifas.

Preocupação para agentes de viagens

O anúncio, no entanto, pode causar preocupação entre os agentes de viagens, especialmente porque ocorre menos de quatro meses depois que a American Airlines retirou aproximadamente 40% de seu conteúdo do GDS, encerrou alguns contratos de comissão e reduziu drasticamente a equipe de vendas voltada para agências. Faz parte da estratégia da AA reduzir os custos de distribuição e direcionar mais reservas para os canais diretos.

Doreen Burse conta que a United não reduzirá o pessoal voltado para agências de viagens e que a companhia aérea continua a ver os relacionamentos com agências como "incrivelmente importantes". "Estamos sendo muito transparentes e sinceros de que queremos fazer negócios juntos", afirma a executiva. "E vamos continuar a encontrar maneiras de fazer isso. Seremos transparentes, proativos e claros no que faremos no futuro."

A companhia aérea atualmente oferece conteúdo NDC nos GDSs Sabre e Amadeus e está nos estágios finais de implementação do Travelport NDC, embora nenhuma data de conclusão específica tenha sido definida.

Até o momento, a aérea não retirou o conteúdo dos GDSs, mas entre suas reservas habilitadas para Sabre e Amadeus NDC, aproximadamente 40% são tarifas com preços contínuos que não estão disponíveis para agências de viagens que não oferecem suporte ao NDC, de acordo com os executivos. Isso ocorre porque os códigos de reserva baseados na tecnologia Edifact não podem acomodar preços contínuos, que oferecem valores ilimitados

Nova estratégia

A United comunicou que mudará sua estratégia de distribuição "após discussão cuidadosa entre uma ampla gama de partes interessadas". O anúncio de hoje (26) é apenas a primeira das mudanças e iniciativas a serem anunciadas nos próximos meses, segundo a companhia aérea. Em um nível resumido, a United também compartilhou os três objetivos principais da sua estratégia de distribuição.

Confira abaixo.

  • Apoiar uma abordagem omnicanal para distribuição, disponibilizando o máximo de conteúdo possível em cada canal. Essa disponibilidade está sujeita à tecnologia e à capacidade econômica desse canal. A intenção é oferecer suporte a todos os canais de compra de escolha dos clientes;
  • Forte colaboração contínua com todas as partes da cadeia de valor de viagens (provedores de GDS, agregadores, agências de viagens e outros) para alinhar os custos de distribuição com o valor que a United e clientes recebem desse canal. O objetivo da aérea é alinhar custo com valor, ao mesmo tempo em que reduz as diferenças econômicas entre os canais;
  • Investimento na modernização das opções de compra, incluindo a expansão dos recursos de NDC e canais diretos para fornecer soluções inovadoras aos clientes. De acordo com a empresa, esse investimento é crítico para o futuro, pois restam poucos caminhos para expandir os recursos do EDIFACT.

"Essa estratégia guiará nossos investimentos contínuos em inovação e nossas decisões comerciais no futuro; também está sujeito a uma evolução contínua", completou a United.

Para manter as linhas de comunicação abertas e responder a perguntas, a aérea publicará uma programação de webinares informativos nas próximas semanas. Além disso, lançou um novo site com mais informações sobre sua oferta de NDC e como ela funciona para clientes corporativos e de agências de viagens.

Com informações adicionais do site Travel Weekly.

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