Victor Fernandes   |   29/08/2023 12:35
Atualizada em 29/08/2023 15:29

Smiles lança gamificação com benefícios intermediários; entenda

Com atualizações nas regras, ideia é promover maior facilidade para juntar e usar milhas para quem voa Gol

PANROTAS / Victor Fernandes
Beatriz Cabral, CMO, Carla Fonseca, CEO, e Estela Brandão, CDO da Smiles
Beatriz Cabral, CMO, Carla Fonseca, CEO, e Estela Brandão, CDO da Smiles
Utilizando um modelo de gamificação, a Smiles, programa de fidelidade da Gol Linhas Aéreas, promete passar a distribuir benefícios e recompensas durante toda a jornada do cliente, com benefícios intermediários para além de quando o cliente atinge uma nova categoria. As mudanças passam a valer 90 dias após comunicado que será enviado aos clientes e estarão disponíveis em novembro deste ano.

Para Carla Fonseca e Beatriz Cabral, executivas que passaram a liderar áreas da Gol e da Smiles recentemente, o novo formato do programa de fidelidade representa a “visão unificada das marcas para experiência do cliente” e “tangibiliza as sinergias que passaram a existir dentro da incorporação da Smiles pela Gol”.

“Criamos um modelo de gamificação que vai desbloquear novos benefícios intermediários entre as categorias conforme o viajante concentrar seus voos com a Gol e se fidelizar com a Smiles. Assim, o cliente receberá recompensas antes mesmo de chegar a uma categoria superior, algo que não existe no mercado”, explicou a Chief Data Officer na Smiles e Chief Loyalty Officer na Gol, Estela Brandão, que liderou as mudanças realizadas no programa.

Entre as recompensas intermediárias oferecidas pela Smiles, dependendo de cada categoria, estão:

  • Milhas bônus;
  • Cupons de desconto aéreo;
  • Acessos extras ao lounge Gol Smiles;
  • Upgrades de cabine em voos internacionais com a Gol;
  • Cotas de cancelamento e remarcação gratuita.


Além disso, a Smiles também vai oferecer passes para o cliente usufruir por um dia dos benefícios de uma categoria acima da sua. Por exemplo, na categoria Prata, ao atingir dez trechos ou dez mil milhas qualificáveis, ele tem direito à experiência Ouro, que tem desconto no assento Gol+Conforto, acesso à sala vip e duas bagagens gratuitas. Já na categoria Ouro, ao alcançar 21 trechos ou 21 mil milhas, o cliente ganhará um passe para vivenciar a categoria Diamante.

Na categoria Diamante, inclusive, os clientes estarão aptos para receber um reconhecimento máximo por sua fidelidade com benefícios exclusivos, como o Concierge, que poderá auxiliar o passageiro durante toda a sua viagem. Além disso, o cliente Diamante também terá mais cotas de upgrades de cabine, cancelamentos gratuitos, remarcação e alteração de voos.

Regras Simplificadas da Smiles

A Smiles também está simplificando as regras de qualificação de categorias dentro do programa de fidelidade para que sejam de mais fácil entendimento. Neste novo modelo, o programa promete mais milhas por categoria.

A regra para distribuição de milhas se divide em dois tipos: milhas qualificáveis e milhas resgatáveis. Confira abaixo como cada uma funcionará.

  • Milhas resgatáveis: a cada um real gasto, será creditada uma milha na categoria Smiles, que aumenta gradativamente de acordo com cada categoria, sendo duas milhas para categoria Prata, três milhas para categoria Ouro e quatro milhas para categoria Diamante.
  • Milhas qualificáveis: não há graduação - a cada um real gasto, uma milha é concedida.

A requalificação e upgrade das categorias também prometem ser mais simples, com menos milhas e trechos necessários para subir de categoria. Para chegar à categoria Prata, será necessário juntar seis mil milhas qualificáveis ou seis trechos; para a categoria Ouro, serão necessárias 12 mil milhas ou 12 trechos; e para a categoria Diamante, serão 24 mil milhas ou 24 trechos.

Smiles Rota Favorita

A Smiles também anunciou um novo serviço chamado Rota Favorita, que oferecerá aos clientes a possibilidade de cadastrar as rotas que mais voam com a Gol e, assim, juntar mais milhas resgatáveis. Confira abaixo quantas rotas podem ser cadastradas por categoria, e quantas milhas acumularão.

  • Categoria Prata: uma rota favorita e 2,5 milhas a cada um real gasto em passagem Gol.
  • Categoria Ouro: duas rotas favoritas, com acúmulo de quatro milhas por real gasto em bilhetes Gol.
  • Categoria Diamante: três rotas cadastradas e seis milhas por real gasto.

“A mudança do programa é mais um marco da sinergia Gol e Smiles de como estamos trabalhando em conjunto para aprimorar ainda mais a experiência do nosso cliente”.

Carla Fonseca, CEO da Smiles e VP de Experiência do Cliente, Marketing e Vendas da Gol

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS