Rodrigo Vieira   |   28/09/2023 17:41
Atualizada em 28/09/2023 17:42

Latam alcança marca de 1 milhão de bilhetes vendidos via NDC

Empresa aérea segue na luta pela melhoria do cenário da aviação brasileira


PANROTAS / Marluce Balbino
Aline Mafra, diretora comercial da Latam Brasil, na 50ª Abav Expo
Aline Mafra, diretora comercial da Latam Brasil, na 50ª Abav Expo

A Latam Brasil atingiu a marca de 1 milhão de bilhetes aéreos vendidos por meio do NDC, o novo canal de distribuição da IATA, desde que começou com esta novidade, em 1º de maio. A diretora comercial da companhia aérea, Aline Mafra, comemora a marca, mas diz que este é só o início de uma jornada promissora.

"A melhor surpresa foi o engajamento das agências de viagens escolhendo o API, que dá mais independência para nossos parceiros", afirma ela, durante a 50ª Abav Expo, realizada no Rio de Janeiro.

"A dinâmica do NDC tem algo de diferente no Brasil para os outros países onde a Latam atua. Isso porque já tínhamos o e-Latam, nosso canal de conexão direta. O lado bom disso é que temos mais tempo para trabalhar a necessidade de cada cliente, e é o que estamos fazendo. Ainda vamos evoluir muito a ferramenta. O lado negativo nisso é que o e-Latam já era muito consolidado, com um padrão alto de entrega, mas certamente vamos alcançar e ultrapassar esse patamar ao longo do tempo com o NDC", completa Aline.

Latam luta pela democratização do transporte aéreo

Outro aspecto mencionado por Aline Mafra em entrevista ao Portal PANROTAS durante a Abav Expo 2023 é o esforço da companhia em democratizar o transporte aéreo no Brasil.

PANROTAS / Filip Calixto
Entrevista de Aline Mafra ao Portal PANROTAS na Abav Expo 2023
Entrevista de Aline Mafra ao Portal PANROTAS na Abav Expo 2023

"Nos últimos anos nós conseguimos ser uma companhia aérea mais eficiente e competitiva, mas podemos crescer mais. Temos 38% do market share doméstico segundo a Anac, mas os desafios continuam os mesmos: as pautas com o governo federal, tais quais conjuntura econômica, preço do combustível de aviação, taxa cambial, entre outros. Essa é a nossa grande pauta do fim do ano. Democratizar a aviação em maior escala. Seguiremos fazendo nossa parte", afirma Aline.

Ainda que tímidos, avanços foram conseguidos nesse sentido. Aline elogia o programa de crédito para viagens anunciado ontem na abertura da Abav Expo pelo ministério do Turismo e o Banco do Brasil, o Conheça o Brasil Realiza, além do Conheça o Brasil Voando, também do MTur.

"Estamos conectados a ambos. Tudo o que for preciso, por parte da Latam, para avançarmos em conjunto com o governo federal nessas pautas, faremos", aponta a diretora comercial.

"Em 20 anos de empresa, sinto pela primeira vez o tamanho real do peso da Latam em ser o maior player da indústria junto aos agentes de viagens", aponta ela.

Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo.

Tópicos relacionados