Victor Fernandes   |   21/03/2024 12:26

Latam sabe competir com low costs e crescerá em 2024, diz CEO do grupo

Roberto Alvo afirmou em entrevista que Brasil é principal mercado da aérea, seguido de Colômbia

Divulgação/Latam
Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam
Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam

Em entrevista ao portal de notícias colombiano La República, o CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, afirmou que o Brasil é o principal mercado para o grupo aéreo latino, seguido da Colômbia, onde detém um terço do segmento doméstico, opera 15 frequências internacionais por dia e espera atingir 11 milhões de passageiros em 2024. Com 74 milhões de passageiros transportados na América Latina, Alvo espera aumentar esse número em mais de 10% neste ano em relação ao ano passado.

"Nós como grupo estamos crescendo entre 13% e 15%, ainda há alguma recuperação, principalmente nos voos internacionais desde a pandemia. Estamos crescendo entre 13% e 15% nos mercados de língua espanhola, em todo o Pacífico, na região e isso inclui a Colômbia. Então nosso crescimento em 2024 em relação a 2023 será superior a 10%", explicou Alvo.

Questionado sobre a concorrência com empresas aéreas low cost na Colômbia, Alvo não demonstrou preocupação: "A Latam não é low cost, mas aprendeu a competir com low cost. No Chile e no Peru, temos uma concorrência de baixo custo e, portanto, conhecemos bem as operadoras de baixo custo que estão na região e sabemos como competir de forma eficiente. Acredito que o modelo de baixo custo tem espaço na região, tem espaço na Colômbia, acho que o potencial de crescimento é muito alto."

"No final das contas, o modelo low cost na América Latina é razoavelmente limitado porque há certas características que os europeus têm, como aeroportos secundários, que não necessariamente temos na região. Mas a competição nos torna os melhores. Portanto, seja bem-vindo à competição e tenha o prazer de poder demonstrar que o nosso produto é diferenciado. E não precisamos ser low cost para entregar um bom produto e fazer com que os passageiros nos escolham."

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam

Como fator de diferenciação, o CEO também citou o serviço da Latam. "Um voo da Latam decola a cada 54 segundos, em média. Em algum lugar da nossa rede, enquanto você e eu conversamos, um voo da Latam está decolando. E o desafio é como fazer isso cada vez melhor. Para mim, está totalmente claro que sempre tivemos um ótimo atendimento naquele momento em que estamos fisicamente com o passageiro, no voo. Temos de ser capazes de proporcionar aos nossos clientes, desde o momento em que decidem comprar, até ao momento em que recebem as milhas, ou quando entregam a mala, em todos os pontos de contato, uma atenção que lhes seja digna", completou.

Entrevista retirada do La República.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS