Luiz Felipe Simões   |   16/09/2024 22:59
Atualizada em 17/09/2024 16:16

MRO da Latam recebe 1º B787 que ganhará nova classe executiva; fotos

Primeira de 24 aeronaves com nova classe Premium Business inicia voos após retrofit em 2025

PANROTAS / Luiz Felipe Simões
As aeronaves também passarão por uma atualização em seus sistemas de entretenimento, incluindo o Latam Play
As aeronaves também passarão por uma atualização em seus sistemas de entretenimento, incluindo o Latam Play

A Latam Brasil recebeu a primeira aeronave Boeing 787-8 Dreamliner em seu MRO (Maintenance, Repair & Overhaul) da LATAM, em São Carlos (SP), na tarde desta segunda-feira (16), para o processo de retrofit. O Portal PANROTAS foi até a cidade no interior de São Paulo para conferir de perto (veja no álbum abaixo).

Como já vimos no Portal PANROTAS, 24 aeronaves serão renovadas: 10 do modelo Boeing 787-8 e 14 do Boeing 787-9, que trarão a nova classe econômica da companhia.

O investimento feito pela companhia será de US$ 360 milhões, o equivalente a R$ 1,9 bilhão na cotação atual. Metade do reparo será realizado no Brasil, enquanto outra parte no Chile.

PANROTAS / Luiz Felipe Simões
Atual classe executiva será totalmente retirada para a instalação da nova cabine com portas
Atual classe executiva será totalmente retirada para a instalação da nova cabine com portas

Entre as principais mudanças anunciadas, destaca-se a nova cabine Premium Business, que contará com o assento Recaro R7. Além disso, os assentos da cabine Economy serão completamente renovados com modelos de última geração, oferecendo mais espaço e maior reclinação para os passageiros.

As aeronaves também passarão por uma atualização em seus sistemas de entretenimento, incluindo o LATAM Play, que permitirá aos passageiros conectarem-se à plataforma via Bluetooth diretamente de seus fones de ouvido. As novas telas de 12 polegadas com alta definição e tecnologia touchscreen também fazem parte das novidades.

Segundo estimativas da companhia, a primeira unidade das 24 aeronaves que passarão pelo retrofit deverá começar a voar comercialmente no primeiro semestre de 2025. O processo total será concluído na segunda metade de 2026.

Divulgação
Nova classe executiva que será instalada no B787 Dreamliner
Nova classe executiva que será instalada no B787 Dreamliner

Desafios

O gerente geral do centro de Manutenção da Latam, Marcos Melchiori, revelou que trazer a aeronave envolveu vários desafios.

"O primeiro passo foi trabalhar com as operações para entender os parâmetros de operação segura dessa aeronave neste aeroporto, que é mais limitado em termos de comprimento de pista e instrumentação. Foram meses de discussão para definir um procedimento seguro para viabilizar isso"

Marcos Melchiori, gerente geral do centro de Manutenção da Latam

O executivo também informou que, para a chegada da aeronave, foi necessária a construção de um pátio, já que não havia espaço suficiente para acomodá-la.

Veja as fotos no álbum abaixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 582 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter