Karina Cedeño   |   18/11/2024 10:08
Atualizada em 18/11/2024 12:00

Qual é o segredo da Latam para ser líder de mercado no País? CEO explica

Para Jerome Cadier, liderança é consequência das decisões corretas adotadas pela companhia aérea


PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

A Latam Airlines detém, no Brasil, 39,6% do tráfego de passageiros, liderando o mercado doméstico, segundo os dados mais recentes da Anac. Além disso, a companhia aérea registrou, no terceiro trimestre deste ano, lucro líquido de US$ 301 milhões, acumulando US$ 705 milhões de lucro entre janeiro e setembro de 2024.

O que explica os bons resultados e a dianteira em relação a outras companhias aéreas no País? “A liderança é uma consequência, e não um objetivo”, destaca o CEO da Latam, Jerome Cadier. Em entrevista ao canal CNN Money, ele contou quais são os fatores que fazem com que a aérea se destaque no mercado e os principais objetivos da empresa.

“A Latam chega nesse momento com muita saúde, muita força e isso é resultado de decisões tomadas na hora certa. Nós passamos por um processo muito duro na pandemia, mas a decisão de recorrer ao Chapter 11 no momento certo foi determinante, fez com que conseguíssemos reestruturar o balanço da companhia, reduzir os custos operacionais em um momento em que se voava pouco durante a pandemia. Também estamos investindo no produto e trazendo o passageiro corporativo de volta. Hoje, depois de dois anos da saída do Chapter 11, estamos entregando resultados que imaginávamos entregar em quatro ou cinco anos depois da saída. Então, adiantamos a curva de entrega de resultados e materializamos uma recuperação brilhante após a pandemia”

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Segundo o executivo, encarar o problema de forma imediata fez toda a diferença. “Entramos no Chapter 11 em 2020 sabendo que a crise seria longa e profunda. Mas em vez de postergar a solução, preferimos tratar o problema imediatamente e isso fez toda a diferença. Reestruturar a companhia em um momento em que o dólar está alto, não há aeronave no mercado e a demanda está muito forte é mais difícil do que naquele momento, no meio da pandemia, quando o fizemos", disse.

Consolidação excessiva não é a saída

Fernando Leite/Inframerica
CEO destacou o potencial do mercado brasileiro e comentou a possibilidade de uma consolidação no País
CEO destacou o potencial do mercado brasileiro e comentou a possibilidade de uma consolidação no País

Jerome Cadier também destacou, em sua entrevista ao CNN Money, o potencial do mercado brasileiro e comentou a possibilidade de uma consolidação no País. “Quando olhamos o tamanho do setor, o mercado brasileiro é o quinto maior mercado doméstico no mundo. Além de ser bastante relevante, ele ainda pode crescer muito. Mas apesar de ser o quinto, se voa pouco no Brasil. Temos a expectativa de que o País possa transportar muito mais passageiros do que transporta hoje”, ressalta o executivo.

“Hoje temos três empresas aéreas com mais ou menos um terço do mercado cada uma, apesar de a Latam ser líder, mas é um mercado muito disputado. Neste contexto, é o grau de agressividade que importa, o grau de disputa pelo passageiro. Mesmo se, eventualmente, consideramos uma consolidação no Brasil, temos que entender como manter essa concorrência pelo passageiro. Quando se chega a consolidações de 80% em um aeroporto, por exemplo, o passageiro começa a não ter mais opções, e por isso temos que evitar a consolidação excessiva, que faz com haja apenas uma opção”

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Quais são os principais objetivos da Latam, segundo Jerome Cadier?

PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

1. Continuar com o custo operacional muito baixo

"Sem ele, nada do que você fizer depois vai se sustentar ao longo do tempo. O nosso principal objetivo é que a companhia continue bastante eficiente, ocupe seus ativos e voe bastante, mas mantenha o custo operacional por passageiro transportado o mais baixo possível"

2. Continuar melhorando o produto

"Temos hoje um produto cuja satisfação avaliada pelo passageiro em pesquisas pós voo cresceu muito, e isso faz com que cada vez mais tenhamos passageiros fiéis, que fazem com que o nosso programa de fidelidade seja o maior na América do Sul. Hoje o Latam Pass é o sétimo maior do mundo, com 48 milhões de membros", conta.

3. Reduzir o impacto climático das operações aéreas no longo prazo

"Hoje dependemos de combustíveis fósseis que emitem gases de efeito estufa e precisamos encontrar cada vez mais alternativas de eficiência no consumo ou combustíveis alternativos, visando reduzir o impacto climático, para que ele seja cada vez menor"

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