Pedro Menezes   |   15/01/2025 19:58
Atualizada em 15/01/2025 20:45

Fusão: Azul e Abra, dona da Gol, assinam acordo para unir negócios

Empresas afirmam que fusão posicionará o Brasil em um nível maior de força global no setor aéreo global


Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mesmo com a fusão, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas
Mesmo com a fusão, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas

A Azul e a Abra, investidora majoritária de Gol e Avianca, acabam de anunciar a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante com a intenção de combinar seus negócios no Brasil. Segundo as companhias, a fusão "posicionará o Brasil em um nível maior de força global em um setor altamente globalizado".

"O objetivo da combinação de negócios é promover o crescimento da indústria aeronáutica brasileira, por meio de mais destinos, rotas, conectividade e serviços aos consumidores, com aumento da oferta de voos domésticos e internacionais. As duas empresas têm aproximadamente 90% de rotas complementares e não sobrepostas. Embora o MoU preveja a unificação da estratégia, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas"

Azul e Abra, em comunicado oficial

O MoU, que inclui acordos de governança e estrutura de capital, formaliza a intenção da Azul e da Abra de avançar com os próximos passos em uma combinação de seus negócios e marca o início do processo de aprovações regulatórias. O negócio já tinha sido adiantado pela imprensa.

Divulgação
Manuel Irarrázaval, Chief Financial Officer (CFO) da Abra
Manuel Irarrázaval, Chief Financial Officer (CFO) da Abra

“Temos o prazer de anunciar nossa intenção de explorar uma combinação dos negócios da Gol e da Azul para criar um player de aviação global mais competitivo e resiliente e aumentar a democratização do setor. Como parte da estratégia da Abra de fortalecer o mercado brasileiro, esta é uma oportunidade importante para intensificar ainda mais nossa presença no Brasil e fortalecer nossa rede global. Paralelamente, como Grupo Abra, continuamos a apoiar todo o trabalho que a administração da Gol e toda a equipe da Gol têm feito para a reestruturação bem-sucedida da Gol durante seu processo de Capítulo 11 e estamos entusiasmados com suas perspectivas de emergir como uma entidade autônoma bem capitalizada”

Manuel Irarrázaval, Chief Financial Officer (CFO) da Abra

Segundo as empresas, "a intenção de materializar sinergias entre as malhas aéreas e o uso das frotas da Azul e da Gol resulta em benefícios para o consumidor, como mais opções e produtos; e para o Brasil, com o aumento de novos destinos atendidos pela aviação brasileira".

PANROTAS / Filip Calixto
John Rodgerson, CEO da Azul
John Rodgerson, CEO da Azul

"A Azul foi criada com o objetivo de expandir o mercado aéreo brasileiro, buscando aumentar o acesso dos brasileiros às viagens aéreas, independentemente de onde estejam no país, por meio da ampliação da conectividade. Essa combinação de forças proporcionaria a oportunidade de fortalecer o setor, aumentando o número de voos oferecidos, alcançando mais de 200 cidades atendidas no Brasil e a capacidade de competir em um setor altamente globalizado. O aumento da conectividade e a criação de empregos são alguns dos muitos resultados positivos esperados deste acordo, além de oferecer um serviço de alta qualidade e a busca pela melhor relação custo-benefício para o consumidor"

CEO da Azul, John Rodgerson

Mais detalhes do Memorando de Entendimento

  • As partes concordaram com princípio comercial segundo o qual qualquer combinação resultará em nível de alavancagem líquida da entidade combinada que será, no mínimo, comparável ao nível de alavancagem líquida da Gol no momento da Operação e após a consumação de seu plano de reorganização.
  • O fechamento da operação está sujeito à concordância entre a Abra e a Azul quanto aos termos econômicos da operação, à conclusão satisfatória da due diligence, à celebração de acordos definitivos, à obtenção de aprovações corporativas e regulatórias (inclusive da autoridade antitruste brasileira), ao cumprimento das condições habituais de fechamento, à consumação do plano de reorganização da Gol no âmbito do Chapter 11 e ao recebimento, pela Abra, da devida contraprestação correspondente.

"A combinação proposta representa um grande desenvolvimento para a indústria aeronáutica nacional e para toda a atividade econômica facilitada por um modal de transporte de extrema importância para um país continental. Com mais de 220 milhões de habitantes e cerca de 110 milhões de viagens aéreas por ano, o mercado brasileiro é menos desenvolvido que o de vários países vizinhos e tem enorme potencial de expansão. O MoU anunciado hoje busca desenvolver a indústria de maneira acelerada"

Azul e Abra em comunicado oficial

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