CEO da Latam: ser pontual em Congonhas é a mesma coisa que ser pontual em Viracopos?
Jerome Cadier afirma que os rankings muitas vezes desconsideram variáveis cruciais, como o volume de voos

Em tempos de métricas para tudo, até mesmo medir a pontualidade das companhias aéreas se tornou um exercício de múltiplas verdades. É o que constatou o CEO da Latam Airlines, Jerome Cadier, ao celebrar o fato da companhia ter sido a mais pontual do Brasil em 2024, de acordo com premiação do Ministério de Portos e Aeroportos.
O executivo, ao citar rankings de pontualidade do setor, sugeriu que nem sempre o primeiro lugar significa o mais eficiente — ou o mais desafiado. “Medir pontualidade é mais complicado do que parece”, afirmou Cadier, em sua rede social, ao comemorar com o post publicado pelo próprio Portal PANROTAS (veja abaixo).
Cadier também aponta que rankings muitas vezes desconsideram variáveis cruciais, como o volume de voos, os tipos de aeronaves utilizados e até a complexidade dos aeroportos em que operam. Foi assim que comparou hubs utilizados por diferentes companhias aéreas, como Congonhas e Viracopos.
“Pontualidade de partida ou de chegada? Sair no minuto planejado é ser pontual ou +/- 15 minutos também é ser pontual? Leva em consideração os cancelamentos ou só os voos que efetivamente sairam? Ser pontual em aeroportos cheios como Congonhas é a mesma coisa que ser pontual em Viracopos? Ou ser pontual voando voos em rotas internacionais com aviões Wide Body é equivalente a ser pontual com aviões de 9 lugares em aeroportos que recebem 1 voo por dia? Por isto existem tantos rankings…O bom é estar em todos"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil