Boeing prevê demanda de quase 44 mil novas aeronaves nos próximos 20 anos
Quase metade das entregas substituirá aeronaves mais antigas, visando aumentar eficiência da frota global

A Boeing divulgou, antes do Paris Air Show, que começa nesta segunda (16), sua Perspectiva de Mercado de Aviação Comercial (Commercial Market Outlook - CMO) de 2025, que também prevê que a oferta de aviões se igualará à demanda do mercado por volta do final da década, permitindo que as companhias aéreas renovem e expandam suas frotas.
De acordo com o relatório da fabricante de aeronaves, os mercados emergentes, com classes médias em expansão, malhas aéreas dinâmicas e competitivas, além de investimentos sustentáveis na aviação, desempenharão um papel fundamental no crescimento do tráfego aéreo global, gerando a necessidade de 43,6 mil aviões comerciais nos próximos 20 anos.
Tais mercados representarão mais de 50% da frota comercial global em 2044, em comparação com quase 40% em 2024. “Durante o primeiro trimestre deste século, o tráfego aéreo de passageiros triplicou e a frota global de aviões mais que dobrou, enquanto a indústria de aviação comercial enfrentava desafios significativos”, afirma Brad McMullen, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing Comercial da Boeing. “A resiliência continuará a ser uma característica marcante desta indústria em crescimento, à medida que observamos uma forte demanda por novos aviões, com a aviação comercial retornando à sua trajetória de crescimento pré-pandemia.”
Destaques da previsão do CMO da Boeing até 2044:
- O tráfego de passageiros deve crescer 4,2% anualmente - mais que dobrando de tamanho à medida que continua a superar o crescimento econômico global;
- A frota global quase dobrará para mais de 49,6 mil aviões comerciais, enquanto as companhias aéreas adicionam capacidade para atender à demanda;
- Cerca de 80% dos aviões em operação serão substituídos por mais de 21 mil entregas, melhorando a eficiência e a capacidade da frota;
- Aviões de corredor único representarão 72% da frota global, em comparação com 66% em 2024, impulsionados principalmente por viagens de curta distância e companhias aéreas de baixo custo em mercados emergentes;
- A frota global de aviões de passageiros de fuselagem larga aumentará para aproximadamente 8.320 unidades, em comparação com cerca de 4,4 mil em 2024 - crescimento impulsionado por companhias aéreas em mercados emergentes expandindo suas frotas de longa distância;
- A diversificação da cadeia de suprimentos e a expansão das malhas de carga expressa impulsionarão uma expansão de quase dois terços da frota global de cargueiros e a necessidade de 2,9 mil cargueiros de produção e conversões;
- Tendências do transporte aéreo: como parte das despesas discricionárias, os gastos com viagens retornaram aos níveis pré-pandemia, à medida que os consumidores priorizam o transporte aéreo;
- As malhas aéreas atendem cerca de 30% mais pares de aeroportos do que há uma década, oferecendo opções de voos diretos mais convenientes.
Veja, abaixo, a previsão de novas entregas da Boeing de 2025 a 2044: