Frequência de voos internacionais para Porto Alegre cresce 170% no 1º semestre
Número de partidas internacionais saltou de 10 para 27 entre janeiro e junho

A frequência de voos internacionais partindo do Porto Alegre Airport aumentou 170% entre janeiro e junho de 2025. No início do ano, o terminal registrava 10 partidas semanais com destino ao exterior. Em junho, o número chegou a 27.
No primeiro mês do ano, o aeroporto operava rotas diretas para Cidade do Panamá (Copa Airlines), Lima (Latam) e Santiago (Latam). Em março, a Aerolíneas Argentinas passou a oferecer voos com destino ao aeroporto Aeroparque (AEP), em Buenos Aires.
Em abril, a Tap Air Portugal iniciou operação de voos diretos entre Porto Alegre e Lisboa, com três partidas semanais aos domingos, quartas e quintas-feiras. No mesmo mês, a Copa Airlines ampliou a operação para o Panamá. Ao fim de abril, o total de partidas internacionais semanais chegava a 17.
Maio marcou o início das operações da Gol Linhas Aéreas em rota direta para Buenos Aires, com três partidas semanais. A Copa Airlines também passou a oferecer voos diários para o Panamá. O total de voos internacionais na semana subiu para 23.
Em junho, novas rotas foram adicionadas. A Azul começou a operar uma rota sazonal para Bariloche, na Argentina, com operação prevista até 24 de agosto. No mesmo mês, a Sky Airline iniciou voos para Santiago, em operação sazonal até 14 de setembro. Ao fim do semestre, a malha internacional do aeroporto chegou a 27 voos semanais.
Segundo a Fraport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, o crescimento nas frequências reflete a articulação com companhias aéreas e órgãos públicos.
"O crescimento é fruto de muito esforço coletivo e de negociações extensas e incansáveis com as empresas aéreas, com as quais temos uma grande relação de confiança desde o começo, além da parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-RS)"
Pedro Navega, gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil.
De acordo com ele, o aumento nas rotas evidencia a relevância da região para o setor aéreo. “Esse incremento acelerado confirma o que já era claro: a capacidade do Rio Grande do Sul de não apenas se reerguer, mas de se consolidar como uma das maiores economias do Brasil e de vital importância para a aviação do país. Retomamos rotas como Panamá com Copa, Lisboa com Tap, Argentina com Aerolíneas, Chile com Sky, ampliamos a oferta com Gol para Argentina, Azul para Bariloche e Latam, que não só retomou Lima e Santiago, mas vai também inaugurar uma rota para Buenos Aires”, disse.
A previsão da Fraport é que, em julho, a frequência de voos internacionais chegue a 33 por semana. A Latam também planeja iniciar operação direta para Buenos Aires em setembro.