Latam implementa função de localização de bagagem com AirTags, da Apple
Passageiros usuários da Apple poderão compartilhar localização de bagagens por meio de dispositivo

A Latam anunciou a implementação da função da Apple para compartilhar a localização de itens com AirTag e acessórios da rede 'Buscar' (Find My). A iniciativa permite que passageiros usuários do sistema Apple compartilhem a localização de suas bagagens de forma privada e segura com a companhia aérea.
A partir de agora, clientes que usarem um AirTag ou acessório da rede 'Buscar' em suas bagagens poderão compartilhar sua localização por meio do aplicativo "Buscar" em iPhone, iPad ou Mac. Segundo o VP de Clientes do Grupo Latam, Paulo Miranda, a integração permitirá à Latam melhorar a eficiência na localização e recuperação de bagagens extraviadas.

"A Latam transporta mais de 40 milhões de volumes de bagagem por ano, com índices de extravio aproximadamente 50% abaixo da média do setor. Estamos muito orgulhosos de lançar esta funcionalidade, que não só oferece maior tranquilidade aos nossos passageiros, mas também reforça a inovação tecnológica como um pilar central na transformação da experiência de viagem", afirma Paulo Miranda.
O processo funciona da seguinte maneira: se a bagagem atrasar, o passageiro pode informar à companhia exatamente onde está sua mala em questão de minutos. Para isso, deve gerar um link por meio do aplicativo "Buscar" e inserir no registro de bagagem atrasada. A empresa de infraesturtura aeroportuária SITA é parceira da Latam nesta novidade.
A função é baseada na rede 'Buscar' da Apple, uma rede de mais de bilhões de dispositivos que usam tecnologia Bluetooth para detectar itens perdidos. Todo o processo é criptografado de ponta a ponta e anônimo, garantindo que nem a Apple nem fabricantes de acessórios vejam a localização.
"Oferecer viagens mais seguras e eficientes com o uso de novas tecnologias faz parte do nosso DNA. Segundo nosso relatório SITA Baggage IT Insights, a taxa de incidência de bagagens extraviadas na América Latina e no Caribe caiu quase 15% em 2024, graças aos investimentos em tecnologia inteligente. Com o crescimento do tráfego aéreo global, celebramos a iniciativa da LATAM de implementar esta solução com AirTags e SITA WorldTracer", conclui Shawn Gregor, presidente da SITA nas Américas.