Alexandre Cavalcanti se despede do Brasil e assume nova posição na American Airlines
Após mais de 25 anos de companhia, executivo assume nova função em Miami (EUA) a partir da próxima semana

A celebração dos 35 anos da American Airlines no Brasil, realizada nessa quinta-feira (4), em São Paulo, também marcou um momento de transição para o executivo Alexandre Cavalcanti, que deixará oficialmente a posição de diretor de Vendas da companhia na América do Sul na próxima segunda-feira (8).
Após mais de 25 anos de American, Cavalcanti assumirá nos Estados Unidos o cargo de diretor comercial e de Alianças para Miami, América Latina e Caribe, como vimos em primeira mão no Portal PANROTAS. No evento, o executivo falou sobre o sentimento de despedida e sobre a nova fase profissional.
"Ao longo da minha trajetória, muitas pessoas me ensinaram e me deram oportunidades. Agradeço a elas de coração e fico feliz pois muitas estiveram aqui hoje. Daqui para a frente, do ponto de vista da companhia, o mais importante é garantir consistência, mantendo os mesmos valores e parcerias, além de continuar investindo na formação de talentos e dando sequência a esse trabalho"
Alexandre Cavalcanti, diretor comercial e de Alianças para Miami, América Latina e Caribe da American
Sucessão ainda em definição
A American Airlines ainda não anunciou quem será o sucessor de Cavalcanti na liderança da operação brasileira. Segundo o executivo, a decisão deve ser comunicada em breve, embora o nome ainda não tenha sido escolhido.
"Oficialmente ainda não temos um substituto. Estamos em processos internos, mas temos uma equipe muito talentosa e investimos nela para termos bons candidatos preparados. Esse é um marco muito grande, porque mostra a capacidade que temos de formar pessoas"
Alexandre Cavalcanti
Mesmo que a saída oficial esteja marcada para o dia 8 de setembro, Cavalcanti contou que o processo começou a ser desenhado em julho e que, atualmente, já divide sua rotina entre o Brasil e os Estados Unidos. Ele passa a se reportar diretamente a Simon Hawkins, managing director internacional da American Airlines, que também participou do evento em São Paulo.

Nova etapa em Miami
Na nova função, Cavalcanti será responsável por liderar a estratégia comercial da companhia para Miami, América Latina e Caribe, regiões consideradas prioritárias para a expansão da American Airlines. O executivo terá o desafio de aprofundar o conhecimento sobre mercados distintos, compreender o comportamento dos consumidores locais e alinhar estratégias com parceiros comerciais.
"Estou realmente honrado em assumir essa nova função e liderar a equipe comercial da American em Miami, na América Latina e no Caribe. Continuamos focados em reforçar nossa posição como a principal companhia aérea dos EUA nessas regiões. Com oito novos destinos lançados desde 2024 e o fortalecimento contínuo de nossas alianças estratégicas, estamos comprometidos em oferecer uma experiência de viagem ainda mais integrada, confiável e enriquecedora para nossos clientes", afirmou.

Cavalcanti era, desde 2021, diretor de Vendas da American Airlines para Brasil e Uruguai, mas liderava as operações de vendas no Brasil desde 2019. Em sua trajetória, também ocupou posições estratégicas em diferentes áreas da companhia, tanto no País quanto no exterior.
"O carinho que recebi nesta despedida foi incrível. Como falei no evento, só estamos aqui por causa do comprometimento de todos. Pessoas com 30, 35 anos de casa ajudaram a construir essa história, e é essa paixão que nos trouxe até aqui"
Alexandre Cavalcanti