American Airlines anuncia ex-CEO da Oneworld como novo diretor comercial
Nomeação faz parte de movimento estratégico que inclui retorno de Steve Johnson à diretoria de Estratégia

A American Airlines acaba de anunciar um novo diretor comercial (Chief Commercial Officer). Nathaniel (Nat) Pieper, que atualmente é CEO da aliança Oneworld, assume o cargo em 3 de novembro e se reportará ao CEO da American, Robert Isom.
Pieper será responsável por toda a estratégia e desempenho comercial da companhia, incluindo alianças e parcerias, carga, programa de cartão de crédito co-branded, fidelidade, planejamento de rede, gestão de receitas, vendas e distribuição. Ele também vai dividir a liderança da equipe de Experiência do Cliente com o diretor de Operações, David Seymour.
“Nat é um líder de classe mundial, orientado para resultados e que alcançou enorme sucesso ao longo de sua carreira. Sua experiência e conhecimento profundo do setor, somados ao trabalho recente à frente da Oneworld, o tornam extremamente qualificado para liderar nossa equipe comercial”
Robert Isom, CEO da American
À frente da Oneworld desde abril de 2024, Pieper comandou a entrada de duas novas companhias na aliança, lançou iniciativas de sustentabilidade e aprimoramento da experiência do cliente e reforçou os laços entre as aéreas-membro. Antes disso, o executivo acumulou mais de 25 anos de experiência em cargos de liderança no Alaska Air Group, Delta Air Lines e Northwest Airlines.
Na Alaska, liderou a entrada da empresa na Oneworld e estruturou uma parceria comercial com a própria American, conectando voos domésticos e internacionais. Na Delta, foi vice-presidente sênior para Europa, Oriente Médio, África e Índia, além de responsável pela estratégia e transações de frota, conduzindo grandes campanhas de renovação de aeronaves.
Com a mudança, Steve Johnson retorna ao cargo de vice-presidente e diretor de Estratégia (Chief Strategy Officer), posição considerada essencial à medida que a American Airlines se aproxima de seu centenário.
“Steve revigorou nossa estratégia comercial, entregou fortes resultados e estabeleceu novos padrões de responsabilidade para a equipe. Ele preparou o terreno para essa transição e agora volta a focar no desenvolvimento e posicionamento estratégico da American", destacou Isom.